A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Harvard Business Review Brasil (HBR-BR) promoveram no dia 23 de outubro, em São Paulo, o 3º Fórum de Bioeconomia – Políticas Públicas e Ambiente para Inovação e Negócios no Brasil, uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Bernardo Gradin, presidente da Granbio (empresa brasileira de biotecnologia que cria soluções para transformar biomassa em produtos renováveis), apresentou os resultados da pesquisa encomendada pela CNI sobre o tema. Segundo o estudo, o que mais preocupa o setor é a falta de segurança jurídica, mão de obra qualificada e apoio à pesquisa.

Gregory Stephanopoulos, professor de engenharia química do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), comentou que a área de bioprocessos é a tecnologia-chave para o desenvolvimento industrial, garantindo a sustentabilidade dos processos e o aumento da produção. O professor afirmou ainda que o sucesso da área depende de instituições de ensino de alto padrão, relacionamento entre a academia e empresas, proteção patentária, infraestrutura legal, além de suporte do governo. 

Outros temas debatidos no evento foram o capital humano para a bioeconomia no Brasil, as experiências práticas em investimento e análise de risco, políticas públicas na Europa para viabilizar a bioeconomia e a interface entre ciência e tecnologia. Estiveram presente no Fórum a gerente técnica e de Propriedade Intelectual da ABIFINA Ana Claudia Oliveira, a analista técnica Fernanda Costa, o diretor de Relações Institucionais Odilon Costa, e os representantes dos associados Simone Tucci (EMS), Clarice Pires e Anna Carolina Viola Chaves (Hygeia Biotech).

 

ABIFINA reforça articulação com produtores de defensivos, associações e governo em busca de soluções para o setor
Anterior

ABIFINA reforça articulação com produtores de defensivos, associações e governo em busca de soluções para o setor

Próxima

Falta um mês para o V Sipid - INSCREVA-SE!!

Falta um mês para o V Sipid - INSCREVA-SE!!