A ABIFINA realizou a primeira reunião do seu Comitê de Nanotecnologia no dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro, com o objetivo conhecer os principais entraves para o setor no Brasil.
Cleila Pimenta, especialista da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), falou sobre a política industrial e o desenvolvimento da nanotecnologia no País. Já Oleksii Kuznetsov, do Inmetro, explicou como o instituto trata dos aspectos científicos, tecnológicos e normativos relacionados às nanotecnologias, enquanto Alexandre Mello e Alexandre Rossi, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), abordaram experiências em ciência, tecnologia e inovação em escala nanométrica.
Por sua vez, Anna Tempesta, analista do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), detalhou a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), o Comitê Interministerial, pesquisa regulatória e o projeto europeu NANoREG, que trata da regulação internacional em nanotecnologia. Encerrando a reunião, Helvécio Rocha, de Farmanguinhos, destacou o uso da nanotecnologia no desenvolvimento de medicamentos, os sistemas de liberação de fármacos e a necessidade de conhecer o tema para que se tenha uma regulação efetiva.
A próxima reunião do Comitê está prevista para o final de outubro.