Na última sexta-feira, 10 de outubro, a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) realizou reunião virtual com representantes do governo brasileiro e do setor privado para debater os avanços nas negociações comerciais extrarregionais. O encontro contou com a presença da diretora de Negociações Internacionais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ana Cláudia Takatsu, e do embaixador Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que apresentaram atualizações sobre tratativas com a União Europeia, EFTA, Canadá, Índia, Indonésia e Vietnã. 

Entre os destaques, foi mencionada a expectativa de assinatura final (após revisões jurídicas) do acordo Mercosul-União Europeia em dezembro, embora ainda haja indefinições quanto à data. Também foi abordada a proposta unilateral da União Europeia sobre salvaguardas agrícolas, que preocupa o governo brasileiro por não ter sido negociada com o Mercosul. Em relação ao Canadá, foi estabelecido um roadmap para concluir as negociações em menos de um ano, com previsão de assinatura em 2026. 

As negociações com Índia, Indonésia e Vietnã foram redirecionadas para acordos de preferências tarifárias, considerados mais flexíveis e favoráveis ao Brasil. A importância das consultas públicas e das concessões já existentes no âmbito do SGPC foi ressaltada, especialmente no caso do Vietnã e da Indonésia. Também foram discutidas questões técnicas como regras de origem e sensibilidades setoriais. 

Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais, acompanhou a reunião. 

Acesse a Factsheet do Acordo Mercosul-EFTA 

Declaração Conjunta Acordo de Livre Comércio MERCOSUL-EFTA  

Anterior

Anvisa divulga cronograma de integração ao Novo Processo de Importação 

Próxima

ABIFINA participa da 5ª reunião da Rede de Biodiversidade