A ABIFINA acompanhou, em 9 de dezembro de 2025, o webinar promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre “O papel da metrologia no Inmetro (Dimci) e seu impacto na competitividade e inovação da indústria”, com apresentação da diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Danielle Assafin.
O evento explorou temas fundamentais para o fortalecimento da infraestrutura metrológica brasileira, alinhando-se às agendas de inovação e soberania produtiva de diversos setores industriais. Entre os desafios futuros discutidos, destacaram-se a aprimoração da padronização primária para soberania científica, a expansão de serviços metrológicos para reduzir o “custo Brasil” e o intensivo apoio técnico à inovação e à avaliação da conformidade.
Casos de sucesso ilustram esses avanços, como a rastreabilidade para controle do espaço aéreo, a estruturação da cadeia de medição de pH para indústrias alimentícia e cosmética, a padronização primária da corrente elétrica via Laboratório de Metrologia Elétrica Quântica (Lameq), a coordenação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA/MCTI) — com treinamentos para mais de 290 profissionais no Mercosul — e a exportação de um nanoscópio inovador para a Alemanha, desenvolvido em parceria com a UFMG e resultando em 16 patentes internacionais.
Também foi reconhecido o suporte dado pelo Inmetro nas crises sanitárias, como o fornecimento de materiais de referência certificados (MRC) para análise de metanol em bebidas contaminadas, em colaboração com a Fiocruz. O evento reforçou o potencial de parcerias entre Inmetro e CNI para soluções inovadoras, incluindo a disseminação de unidades do SI via redes acreditadas e a expansão de programas educacionais, como a recente Universidade Corporativa do Inmetro, focada em capacitação técnica e pós-graduação.