Banco de dados com informações das apreensões de defensivos agrícolas e produtos veterinários piratas

A pirataria é um fenômeno que afeta a economia mundial, e causa enormes prejuízos à sociedade brasileira, ainda, traz sérios riscos para a saúde, segurança pública e na agropecuária.

Houve um crescimento dos produtos piratas, contrabandeados, falsificados, roubados nos últimos 20 anos, e isso pode acarretar sérias consequências para a agronegócio brasileiro, colocando em risco uma das principais atividades econômicas, geradoras de empregos e receitas da pauta de exportação, sendo um dos pilares do PIB nacional.

Ciente desse problema, a ABIFINA lançou em 2021 a Cartilha de Combate à Pirataria de Insumos Agropecuários, com a finalidade de prevenir o uso de produtos ilegais na agricultura, pecuária e pets, trazendo informações relevantes sobre o tema.

Em 2022, lançou o Monitoramento de Ilegais AgroVet, um boletim semanal com as principais notícias sobre apreensões de produtos ilegais, obtidas em páginas da internet do serviço público e de notícias, que é enviado para o público que têm afinidade com as questões de pirataria de insumos agropecuários.

Agora, durante o Workshop “Combate aos Produtos Ilegais” organizado pela ABIFINAm, no âmbito da Comissão Especial de Saúde do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), órgão colegiado do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lança o banco de dados, Observatório de Ilegais, com as informações compiladas das apreensões realizadas pelas autoridades policiais, de fiscalização agrícola, ambiental e aduaneira do Brasil. Uma iniciativa inédita, que poderá auxiliar a tomada de decisões no combate à pirataria de defensivos agrícolas e produtos veterinários no país.

Clique aqui para conhecer

ABIFINA integra reunião com gabinete de transição do governo Lula
Anterior

ABIFINA integra reunião com gabinete de transição do governo Lula

Próxima

Reunião do Mercosul aborda capacidade produtiva na saúde

Reunião do Mercosul aborda capacidade produtiva na saúde