A pirataria é um fenômeno que afeta a economia mundial, e causa enormes prejuízos à sociedade brasileira, ainda, traz sérios riscos para a saúde, segurança pública e na agropecuária.
Houve um crescimento dos produtos piratas, contrabandeados, falsificados, roubados nos últimos 20 anos, e isso pode acarretar sérias consequências para a agronegócio brasileiro, colocando em risco uma das principais atividades econômicas, geradoras de empregos e receitas da pauta de exportação, sendo um dos pilares do PIB nacional.
Ciente desse problema, a ABIFINA lançou em 2021 a Cartilha de Combate à Pirataria de Insumos Agropecuários, com a finalidade de prevenir o uso de produtos ilegais na agricultura, pecuária e pets, trazendo informações relevantes sobre o tema.
Em 2022, lançou o Monitoramento de Ilegais AgroVet, um boletim semanal com as principais notícias sobre apreensões de produtos ilegais, obtidas em páginas da internet do serviço público e de notícias, que é enviado para o público que têm afinidade com as questões de pirataria de insumos agropecuários.
Agora, durante o Workshop “Combate aos Produtos Ilegais” organizado pela ABIFINAm, no âmbito da Comissão Especial de Saúde do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), órgão colegiado do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lança o banco de dados, Observatório de Ilegais, com as informações compiladas das apreensões realizadas pelas autoridades policiais, de fiscalização agrícola, ambiental e aduaneira do Brasil. Uma iniciativa inédita, que poderá auxiliar a tomada de decisões no combate à pirataria de defensivos agrícolas e produtos veterinários no país.