O diretor de Regulação Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Porto, recebeu representantes da indústria no dia 1º de abril, em Brasília, para avaliarem a entrada do órgão na Conferência Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para o Registro de Fármacos para Uso Humano (ICH). Para se tornar membro do ICH, as autoridades reguladoras precisam cumprir uma série de critérios, incluindo o compromisso de implantar guias e diretrizes da Conferência.

Antes de decidir pela adesão, a Anvisa solicitou a avaliação do setor produtivo sobre os impactos positivos e negativos dos guias do ICH, pois estão sendo reestruturados. As mudanças tiveram início em 2013 e devem ser concluídas até o final de 2015. 

Ana Claudia Oliveira, gerente técnica e de Propriedade Intelectual da ABIFINA, e Odilon Costa, diretor de Relações Institucionais da entidade, acompanharam as discussões. No dia 13 de abril será realizado um seminário em SP para a Anvisa apresentar a proposta de entrada como membro do ICH e o setor produtivo analisá-la. 

Anterior

Entidades estudam propostas para diretrizes de exame de patente

Próxima

Anvisa adota sistema de controle de medicamentos para importação e exportação