A ABIFINA, representada pela analista técnica Fernanda da Costa, participou no dia 26 de março, em Brasília, do treinamento-piloto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o sistema NDS (National Drug Control System). A adoção da ferramenta terá por objetivo otimizar a emissão de autorizações de importação e exportação de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Também visa ampliar a efetividade das ações de vigilância sanitária desses produtos de acordo com as convenções internacionais. 

 

Nos meses de abril e maio, está prevista a realização de testes-piloto do novo sistema, com a parceria de quatro empresas selecionadas pela Anvisa: Aché, União Química, Novartis e Roche. A escolha foi feita de acordo com o volume de solicitações de autorização de importação e exportação. Após os testes, as entidades parceiras, entre elas a ABIFINA, irão auxiliar a Anvisa a divulgar e difundir o novo sistema. 

 

O NDS é um sistema do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Ele vai informatizar o envio de dados estatísticos de consumo de medicamentos e substâncias controladas no Brasil, além de permitir a consolidação de dados pela Anvisa, que é responsável pelo envio periódico destas informações à ONU.

Anterior

Entidades avaliam junto à Anvisa consulta pública sobre pós-registro

Próxima

Indústria reúne propostas para lei de acesso ao patrimônio genético