Entidade segue representando a sociedade civil em discussões estratégicas de Propriedade Intelectual até 2026
A ABIFINA foi habilitada para continuar como representante da sociedade civil no Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (Gipi). O órgão colegiado ainda irá aprovar a lista final de integrantes, que estarão autorizados a participar das reuniões e atividades no período de 2024 a 2026.
A entidade fez parte do Gipi no mandato que se encerra, registrando uma atuação relevante. Contribuiu com os grupos de trabalho sobre Patentes, Contratos e Lei da Propriedade Industrial, levando propostas de seus associados.
Nas discussões sobre mudanças na Lei, a ABIFINA chamou atenção para as tentativas de algumas empresas estenderem os prazos de vigência das patentes e ampliarem o escopo de patenteabilidade, entre outros mecanismos contrários às necessidades da indústria nacional.
A ABIFINA também trabalhou na construção do Plano de Ação da Estratégia Nacional de
Propriedade Intelectual (Enpi). A entidade integra 12 ações previstas.
A ABIFINA será representada no Gipi pela titular Ana Claudia Dias de Oliveira, especialista em Propriedade Intelectual, Inovação e Biodiversidade, e pela suplente Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais.