
A ABIFINA esteve presente no Seminário Estratégico sobre Inteligência Artificial, realizado pela Finep, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), do Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, na sede da Finep. O encontro teve como objetivo discutir estratégias para o desenvolvimento de uma inteligência artificial aberta, colaborativa e soberana, aplicada à administração pública.
A proposta central é impulsionar a inovação e a eficiência dos serviços públicos por meio do uso estratégico de tecnologias de IA, fortalecendo o papel do Rio de Janeiro como referência nacional no tema — especialmente por meio do projeto “Rio AI City”, que contempla diversas ações voltadas à área da saúde.
O evento reuniu representantes dos setores científico, público e produtivo, criando um espaço de diálogo para mapear atores, infraestrutura e desafios, além de formular propostas concretas de políticas públicas voltadas à adoção responsável da IA. A iniciativa representa uma importante oportunidade de articulação nacional entre instituições de excelência e gestores públicos, promovendo o debate sobre o futuro da inteligência artificial no Brasil e sua contribuição para uma gestão pública mais eficiente, inovadora e autônoma.
Ao longo de 2025, a ABIFINA tem firmado Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com instituições públicas e ministérios, voltados à colaboração em projetos e à disseminação de conhecimento em propriedade intelectual, por meio de suas bases de patentes e estudos setoriais. Entre esses ACTs, destacam-se os acordos com a Prefeitura do Rio de Janeiro e com a Finep, voltados ao fortalecimento da inovação e da produção local.
A ABIFINA foi representada por Ana Claudia Oliveira, especialista em Propriedade Intelectual, Inovação e Biodiversidade; Bruna Oliveira, analista de Assuntos Regulatórios; Marina Moreira, especialista em Assuntos Regulatórios; e Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais.
O evento está disponível na íntegra no canal da FINEP no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=WKcRk42Dsws