A homenagem ressalta o legado de inovação e contribuição de Ogari de Castro Pacheco à indústria farmacêutica e sua recente eleição como membro honorário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

No dia 20 de março, a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) sediou uma sessão solene dedicada a homenagear o Dr. Ogari de Castro Pacheco, uma figura pioneira na indústria farmacêutica brasileira. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) e marcou mais um capítulo importante de reconhecimento a um profissional que dedicou sua vida à melhoria da saúde pública.
A solenidade, transmitida ao vivo pela TV ALESP e pelo canal da assembleia no YouTube, contou com a presença de notáveis personalidades do setor e de diversas autoridades, reforçando a importância do momento.
Ogari de Castro Pacheco, médico formado pela Universidade de São Paulo em 1964, fundou a Clínica de Repouso Itapira em 1969 e, nos anos seguintes, criou o laboratório Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. Sob sua liderança, a empresa se tornou uma das principais indústrias farmacêuticas do Brasil, com mais de 300 medicamentos fabricados e 129 patentes registradas em diversos países.
Reconhecido pela excelência em pesquisa e inovação, Ogari Pacheco também desempenhou papel significativo ao longo de quatro mandatos como presidente do conselho administrativo da ABIFINA. Atualmente, Odilon Costa, Vice-Presidente de Relações Institucionais do laboratório Cristália, preside o conselho administrativo da ABIFINA.
Durante o evento, Ogari recebeu o título honorário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. Dante Alario Junior, presidente da ACFB e vice-presidente de inovação da ABIFINA, destacou em entrevista que a experiência, ousadia e visão social do Dr. Pacheco são fundamentais para o desenvolvimento do país.
O deputado Barros Munhoz ressaltou como as ações do laboratório Cristália durante a pandemia de COVID-19 foram cruciais para salvar vidas, afirmando que a homenagem a Pacheco não somente reconhece seus feitos, mas serve de inspiração para outros.
Em seu emotivo discurso, Ogari Pacheco relatou o ânimo renovado de voltar ao trabalho após se recuperar de problemas de saúde. Aos 86 anos, ele continua trabalhando em prol de novos projetos, enfatizando a importância de ser resiliente e dedicado, não apenas para ele, mas também para toda a sociedade.
O presidente executivo da ABIFINA, Andrey Freitas, e Walker Magalhães, vice-presidente de comércio exterior da ABIFINA e secretário-geral da ACFB, também estiveram presentes na cerimônia, reforçando o apoio institucional ao legado de Ogari Pacheco.

“Não poderíamos deixar de comparecer a um momento que marca uma trajetória profissional de uma série de realizações e desafios. A vida de uma pessoa que é um marco em nosso setor. É uma honra estar nesta solenidade que engrandece uma história, que reconhece alguém muito importante para o nosso país. No segmento de química fina, o Dr. Ogari Pacheco é uma referência para o setor há décadas. É um dos grandes nomes da defesa da importância de construirmos uma indústria nacional, valorização dessa indústria nacional e iniciativas para que o setor pudesse se desenvolver dentro da agenda econômica do Brasil não só no campo farmacêutico. Ele é uma referência e serve de exemplo para muitos outros e inspiração para todos nós que viemos depois”, destacou Andrey Freitas, presidente Executivo da ABIFINA
A ABIFINA parabeniza o Dr. Ogari de Castro Pacheco por suas inestimáveis contribuições ao setor farmacêutico e saúda a iniciativa da ALESP em recordar feitos que beneficiam o Brasil. Para aqueles que desejam assistir ao evento, a gravação está disponível através do canal da ALESP no YouTube