Encontro na Anvisa debateu plano de trabalho, redução de filas e alinhamento regulatório com a agenda do Ministério da Saúde
No dia 15 de setembro de 2025, a ABIFINA foi representada pelo seu Presidente-Executivo, Andrey Freitas, na Reunião do Comitê Permanente de Articulação e Monitoramento de Ações Regulatórias, realizada na sede da ANVISA, em Brasília, das 10h às 11h30.
A reunião foi convocada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS), em cumprimento à Portaria Conjunta MS/MDIC/MGI nº 7.203, de 11 de junho de 2025, que instituiu o referido Comitê.
Participaram autoridades e representantes de instituições como a ANVISA, o Ministério da Saúde, e diversas entidades do setor farmacêutico, incluindo a ABIFINA. Foram discutidos temas centrais como o plano de trabalho da ANVISA para o próximo ano, a redução do tempo de espera nas filas para aprovação de medicamentos, e a importância de alinhar as ações regulatórias com a agenda do Ministério da Saúde.
Os principais encaminhamentos incluíram a necessidade de escalonar as ações em curto, médio e longo prazo, e o compromisso de enviar a apresentação realizada na reunião para os participantes.