A ANVISA realizou, no dia 17 de novembro, o Webinar – Proposta do Guia ICH E20 de desenhos adaptativos. O Webinar teve como objetivo contextualizar a participação do Brasil no ICH, explicar a importância da consulta pública, apresentar os impactos esperados da implementação do guia, as interfaces com regulamentos vigentes e sua relevância para o setor regulado e para a sociedade. 

O Webinar foi aberto por Claudiosvam Martins (coordenador da Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos – COPEC), que apresentou o tema de ICH e os processos de harmonização. A ANVISA é co-líder nas pesquisas de implementação da ICH (CIRS) e co-líder no subcomitê de treinamento, sendo a primeira autoridade não fundadora a assumir a relatoria de um grupo de trabalho. 

A participação da ANVISA no ICH está descrita na Portaria 539, de 06/05/2024. 

O processo de harmonização ICH ocorre em 5 etapas: 1) Construção de Consenso sobre a proposição; 2) Consulta Regulatória e Discussão – Draft; 3) Consulta Regulatória e Discussão – Finalização do Draft; 4) Consulta Regulatória e Discussão – Documento Final,  que é adotado como Diretriz Harmonizada da ICH; e 5) Implementação. 

Carolina Pingret Cintra, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da COPEC/DIRE2, apresentou a motivação para o Guia E20: divergências identificadas entre os guias: falta de alinhamento entre regiões, termos e definições inconsistentes, ausência de princípios comuns para desenho, condução, análise e interpretação dos ensaios adaptativos. Foi destacado que, o Brasil, ainda não há um guia específico sobre o tema, o que dificulta o uso de estudos adaptativos em submissões regulatórias multinacionais.  

No Brasil o Draft Guideline foi publicado no Edital de Chamamento 15/2025 de 23/09/2025.  

O prazo para participação na CP do ICH E20 está aberto e vai até 30/11/2025. As contribuições devem ser feitas em formulário eletrônico específico. Para conhecer melhor os objetivos para o Guia e documentos usados como referência na sua elaboração acesse: o Concept Paper e o Business Plan.  

A ANVISA também recomenda a leitura da Apresentação disponível na página do ICH, que oferece uma visão geral do documento  

Ana Claudia Oliveira, especialista na área de propriedade intelectual, inovação e biodiversidade da ABIFINA, acompanhou o webinar representando a entidade. 

ABIFINA acompanha cerimônia de abertura da Agenda Legislativa da Indústria 2026 na CNI 
Anterior

ABIFINA acompanha cerimônia de abertura da Agenda Legislativa da Indústria 2026 na CNI 

Próxima

ABIFINA acompanha Audiência Pública sobre Suplementos alimentares