
No dia 12 de agosto, o presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, Odilon Costa, e a especialista em Propriedade Intelectual, Inovação e Biodiversidade, Ana Claudia Oliveira, participaram do lançamento do Hub de Saúde Firjan SESI.
O evento foi realizado na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, e apresentou uma iniciativa voltada à conexão entre os desafios prioritários da indústria e soluções inovadoras nas áreas de saúde e segurança corporativa. A cerimônia de abertura contou com a presença de Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan; Emmanuel Lacerda, superintendente de Saúde e Segurança do SESI Nacional; e Alexandre Reis, superintendente do SESI Rio de Janeiro, que destacaram a presença da ABIFINA e do presidente do Conselho, Odilon Costa.
O Hub de Saúde propõe uma convergência de esforços para a construção de uma estratégia nacional de inovação em saúde, com foco na indústria fluminense. A secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, ressaltou, em sua fala, o papel das políticas de dados e o desejo do prefeito Eduardo Paes de transformar o Rio na capital da inovação em saúde.
Durante o evento, foi assinado um termo de cooperação entre o SESI e o Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), viabilizando a participação de trabalhadores do SESI em atividades da unidade hospitalar.
A iniciativa está alinhada à Missão 2 da Nova Indústria Brasil (NIB), que trata da ampliação do acesso à saúde. O Hub busca identificar desafios críticos que impactam a produtividade industrial, promovendo o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias, por meio de parcerias e colaborações com foco em qualidade, eficiência e mitigação de riscos.
Também foi lançado o edital de pré-qualificação de startups, com o objetivo de selecionar soluções inovadoras em saúde e segurança industrial. As startups selecionadas poderão se tornar parceiras de negócios da Firjan SESI. O edital estará disponível por 30 dias e visa conectar o ecossistema de inovação ao ambiente industrial, por meio de soluções tecnológicas de aplicação ágil e prática, com alto grau de maturidade tecnológica.
Na ocasião, foi apresentado o mapeamento do ecossistema de inovação em saúde na indústria fluminense. A exposição, conduzida por Juliana Fontanezi (coordenadora de Saúde Digital da Firjan SESI) e Katia Aguiar (especialista em Captação de Recursos da entidade), revelou números expressivos: mais de 27 mil indústrias, 225 startups, 131 cursos ligados à área da saúde, 15 incubadoras, 16 aceleradoras, 9 institutos de pesquisa, 4 parques tecnológicos e 69 redes hospitalares atuando no estado do Rio de Janeiro.
A ABIFINA vê com entusiasmo o fortalecimento de iniciativas como o Hub de Saúde, que impulsionam a inovação aberta e o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à indústria. A entidade continuará acompanhando e colaborando com projetos que promovam um futuro mais sustentável e competitivo para o setor.