Hub de Saúde Firjan

No dia 12 de agosto, o presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, Odilon Costa, e a especialista em Propriedade Intelectual, Inovação e Biodiversidade, Ana Claudia Oliveira, participaram do lançamento do Hub de Saúde Firjan SESI. 

O evento foi realizado na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, e apresentou uma iniciativa voltada à conexão entre os desafios prioritários da indústria e soluções inovadoras nas áreas de saúde e segurança corporativa. A cerimônia de abertura contou com a presença de Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan; Emmanuel Lacerda, superintendente de Saúde e Segurança do SESI Nacional; e Alexandre Reis, superintendente do SESI Rio de Janeiro, que destacaram a presença da ABIFINA e do presidente do Conselho, Odilon Costa. 

O Hub de Saúde propõe uma convergência de esforços para a construção de uma estratégia nacional de inovação em saúde, com foco na indústria fluminense. A secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, ressaltou, em sua fala, o papel das políticas de dados e o desejo do prefeito Eduardo Paes de transformar o Rio na capital da inovação em saúde. 

Durante o evento, foi assinado um termo de cooperação entre o SESI e o Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), viabilizando a participação de trabalhadores do SESI em atividades da unidade hospitalar. 

A iniciativa está alinhada à Missão 2 da Nova Indústria Brasil (NIB), que trata da ampliação do acesso à saúde. O Hub busca identificar desafios críticos que impactam a produtividade industrial, promovendo o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias, por meio de parcerias e colaborações com foco em qualidade, eficiência e mitigação de riscos. 

Também foi lançado o edital de pré-qualificação de startups, com o objetivo de selecionar soluções inovadoras em saúde e segurança industrial. As startups selecionadas poderão se tornar parceiras de negócios da Firjan SESI. O edital estará disponível por 30 dias e visa conectar o ecossistema de inovação ao ambiente industrial, por meio de soluções tecnológicas de aplicação ágil e prática, com alto grau de maturidade tecnológica. 

Na ocasião, foi apresentado o mapeamento do ecossistema de inovação em saúde na indústria fluminense. A exposição, conduzida por Juliana Fontanezi (coordenadora de Saúde Digital da Firjan SESI) e Katia Aguiar (especialista em Captação de Recursos da entidade), revelou números expressivos: mais de 27 mil indústrias, 225 startups, 131 cursos ligados à área da saúde, 15 incubadoras, 16 aceleradoras, 9 institutos de pesquisa, 4 parques tecnológicos e 69 redes hospitalares atuando no estado do Rio de Janeiro. 

A ABIFINA vê com entusiasmo o fortalecimento de iniciativas como o Hub de Saúde, que impulsionam a inovação aberta e o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à indústria. A entidade continuará acompanhando e colaborando com projetos que promovam um futuro mais sustentável e competitivo para o setor.

ABIFINA marca presença no Future Trends 2025, promovido pela ABRAFARMA 
Anterior

ABIFINA marca presença no Future Trends 2025, promovido pela ABRAFARMA 

Próxima

ABIFINA intensifica aproximação com associados

ABIFINA intensifica aproximação com associados