
A ABIFINA marcou presença na 3ª edição do Fórum Saúde: Indústria farmacêutica nacional forte com inovação e autonomia, realizado em 6 de agosto de 2025, em Brasília. O evento é promovido anualmente pela Esfera Brasil e pelo laboratório farmacêutico EMS, e reúne autoridades dos Três Poderes, empresários e especialistas do setor.
A associação foi representada por seu presidente-executivo, Andrey Vilas Boas de Freitas, que acompanhou as discussões estratégicas sobre o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) por meio de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, incentivos à produção nacional de medicamentos e políticas industriais de longo prazo.
Durante a abertura, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, ressaltou que a meta da Nova Indústria Brasil (NIB) é elevar a produção nacional de insumos e tecnologias em saúde dos atuais 45% para 50% até 2026, e 70% até 2033. A medida visa aumentar a autonomia produtiva do país, reduzindo a dependência externa para apenas 30% das necessidades nacionais no setor.
Entre outras ações destacadas estão o financiamento à inovação pela FINEP, a garantia de compras públicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por um período de 10 anos, e os investimentos de R$ 2,4 bilhões em equipamentos de saúde para atenção básica e realização de cirurgias.
O Fórum contou ainda com a participação de outras autoridades, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
A presença da ABIFINA no evento reforça seu engajamento com o debate nacional em torno de políticas públicas estruturantes que promovam autonomia produtiva, inovação e soberania sanitária para o país.