A declaração final do evento reforçou o papel estratégico da indústria para o desenvolvimento sustentável do Brasil
A ABIFINA marcou presença no 14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado no dia 27 de novembro, em Brasília, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento reuniu líderes industriais, dirigentes de federações estaduais, associações setoriais, autoridades e especialistas, para debater temas estratégicos para o desenvolvimento da indústria brasileira. Representada por George Cassim, diretor de Relações Governamentais e Legislativo, a ABIFINA acompanhou os principais painéis e discussões que abordaram a neoindustrialização, a redução do Custo Brasil e a sustentabilidade como pilares para o futuro do setor.
A abertura do evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; e do presidente da CNI, Ricardo Alban, que reforçaram a importância da união entre indústria e poder público para o desenvolvimento sustentável do país.
O ENAI destacou a importância de uma política industrial perene, alinhada às demandas do século XXI, como inovação, transição energética e inclusão. Iniciativas como o programa Nova Indústria Brasil e o Plano de Transformação Ecológica foram citadas como exemplos de medidas estruturantes para aumentar a competitividade da indústria nacional.
Na ocasião, também foram lançados acordos de cooperação e realizadas mesas redondas sobre temas como reforma tributária, descarbonização, requalificação de trabalhadores e estratégias para a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor. Ao final do evento, a CNI divulgou uma declaração reafirmando o papel estratégico da indústria na geração de empregos e no fortalecimento econômico do país. Confira a íntegra da declaração.