A validação analítica para fitoterápicos foi tema de workshop promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 20 de outubro, em Brasília. O objetivo foi debater com o setor regulado as principais dificuldades relacionadas à nova norma sobre o assunto, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº  166/2017. A analista técnica da ABIFINA Marina Moreira participou da reunião. 

João Perfeito, gerente de Medicamentos Específicos, Notificados, Fitoterápicos, Dinamizados e Gases Medicinais (GMESP) da Anvisa, informou que a ideia é que a norma seja acompanhada pelo setor produtivo. Das contribuições da Consulta Pública (CP) sobre validação, 26% foram aceitas, o que representa uma conversa produtiva com a indústria. Os principais avanços trazidos pela norma foram mencionados por técnicos da Agência, como validações parciais, abordagens mais completas sobre parâmetros de seletividade e linearidade, efeito matriz, entre outros. 

Mais recentemente, a Anvisa lançou uma proposta de Consulta Pública (CP) para um guia especifico da área, que ficará disponível até março do próximo ano.

Anterior

Oficina reúne sugestões da indústria para melhoria do SisGen

Próxima

ABIFINA debate deferimento simplificado de patentes