A validação analítica para fitoterápicos foi tema de workshop promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 20 de outubro, em Brasília. O objetivo foi debater com o setor regulado as principais dificuldades relacionadas à nova norma sobre o assunto, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 166/2017. A analista técnica da ABIFINA Marina Moreira participou da reunião.
João Perfeito, gerente de Medicamentos Específicos, Notificados, Fitoterápicos, Dinamizados e Gases Medicinais (GMESP) da Anvisa, informou que a ideia é que a norma seja acompanhada pelo setor produtivo. Das contribuições da Consulta Pública (CP) sobre validação, 26% foram aceitas, o que representa uma conversa produtiva com a indústria. Os principais avanços trazidos pela norma foram mencionados por técnicos da Agência, como validações parciais, abordagens mais completas sobre parâmetros de seletividade e linearidade, efeito matriz, entre outros.
Mais recentemente, a Anvisa lançou uma proposta de Consulta Pública (CP) para um guia especifico da área, que ficará disponível até março do próximo ano.