A Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reuniu o setor produtivo no dia 21 de setembro por videoconferência para apresentar detalhes sobre seu programa de apoio à inovação tecnológica, entre outros assuntos. A ABIFINA acompanhou a programação. 

O objetivo do programa é promover o aumento de eficiência e de produtividade, além de reduzir custos do agronegócio brasileiro. Cleber Soares, diretor de Inovação e Tecnologia do Mapa, apresentou as prioridades do Ministério para a área e os cenários futuros.  

Ele falou de algumas ações do programa, como acesso às previsões meteorológicas em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a obtenção com maior acurácia nas previsões climáticas.  

Carlos Goulart, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, tratou da regulamentação da operação de drones, que acabou de passar por consulta pública e cuja norma deve ser publicada no próximo ano.   

Já Fernando Rati, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), abordou o tema das biofábricas, informando que o setor de controle biológico apresentou 15% de crescimento em 2019 no Brasil e cresce em média, anualmente, 7% no mundo. Para ele, essa tecnologia pode ajudar no aumento da produtividade agrícola no País e vem recebendo investimento em novos estudos. 

Rodrigo Lazareno e Marcelo Pacote, da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas, apresentaram um projeto em parceria com o Mapa para desenvolver um sistema de inteligência artificial que possa melhorar as análises fitossanitárias para o cadastramento de laboratórios de insumos agropecuários. 

Por fim, a reunião discutiu as demandas do setor para a Reforma Tributária, que precisa contemplar incentivos fiscais para a sustentabilidade e a competitividade das empresas.

 

Anterior

ABIFINA acompanha lançamento do Conselho Empresarial Brasil-Chile

Próxima

Comitê de Comércio Exterior define propostas para temas prioritários