Encontro no Planalto discutiu missão preparatória à Índia e destacou necessidade de harmonização regulatória e incentivos à produção local 

Na segunda-feira, 22 de setembro, o Presidente-Executivo da ABIFINA, Andrey Freitas, participou de reunião no Gabinete da SECTICS/MS, articulada com a Casa Civil. O encontro teve como objetivo discutir oportunidades e perspectivas de cooperação entre Brasil e Índia no setor da saúde. 

Estiveram presentes na reunião a Secretária Fernanda De Negri; o Subsecretário na Secretaria de Relacionamento Externo da Casa Civil da Presidência da República Rodrigo Rodrigues; o Diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde Igor Bueno; além de representantes das entidades do setor (ALANAC, GFB, ABIQUIFI, além da ABIFINA). 

Os representantes do governo esclareceram que a missão tem um caráter geral e preparatório para a visita que o Presidente Lula fará a Índia em fevereiro de 2026. Apesar de a agenda prever encontros entre o Vice-Presidente Alckmin e o Ministro da Saúde da Índia, não há previsão de assinatura de nenhum acordo específico. 

Na reunião, os representantes do setor destacaram a importância de haver uma atuação do governo brasileiro no sentido de desestimular iniciativas que se limitem a ampliar a simples importação de produtos da Índia, substituindo essa situação por incentivos a investimentos produtivos no Brasil, preferencialmente em parceria com empresas brasileiras, de modo a promover o desenvolvimento nacional e viabilizar a transferência de tecnologia. 

Andrey Freitas, presidente executivo da ABIFINA, chamou atenção para a necessidade de maior harmonização regulatória, de modo a equiparar as exigências aplicáveis aos produtos e serviços produzidos no Brasil aos produtos da Índia. Também ressaltou a importância de o Brasil identificar, prioritariamente à negociação de qualquer acordo, os produtos considerados estratégicos para a formação de parcerias entre empresas dos dois países. “Tanto para medicamentos como para IFAs, é fundamental que o Brasil defina estrategicamente suas prioridades, de modo a garantir seu protagonismo na formação das parcerias e incentivar a produção de itens que sejam considerados fundamentais para o fortalecimento do setor no Brasil”, disse o presidente executivo da ABIFINA. 

Como encaminhamento, houve a sugestão de que a missão brasileira tenha o objetivo de obter mais informações sobre as capacidades produtivas da Índia, de modo a facilitar a identificação de possíveis pontos de parceria entre os países. Há ainda muitas lacunas a serem preenchidas com o objetivo de permitir harmonização regulatória, incentivar o investimento produtivo e viabilizar os acordos comerciais que impactem o setor. 

Anterior

ABIFINA participa de reunião do Comitê Permanente de Articulação e Monitoramento de Ações Regulatórias 

Próxima

XVI SIPID: Novas iniciativas para fortalecer a indústria da saúde

XVI SIPID: Novas iniciativas para fortalecer a indústria da saúde