Encontro destaca Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL)

Foto: Rafael Nascimento/MS

A ABIFINA esteve presente na reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), realizada em Brasília no dia 15 de outubro. O presidente da entidade, Odilon Costa, representou a associação no evento e lá também estiveram presentes os seguintes membros do Conselho Administrativo da ABIFINA, Juliana Megid, José Ézio Nogueira e George Cassim. O evento debateu iniciativas estratégicas para fortalecer a produção nacional e reduzir a dependência de importações, com foco nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O encontro reuniu autoridades do Ministério da Saúde (MS) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), entre outras pastas governamentais, e contou com a presença de representantes de empresas associadas à ABIFINA. 

Durante o evento, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou um investimento de R$ 4,2 bilhões como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O aporte será direcionado para modernizar laboratórios públicos e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva nacional e gerar empregos qualificados. A meta é que, em até dez anos, 70% dos insumos e medicamentos consumidos pelo SUS sejam produzidos localmente, reduzindo a dependência externa. 

O PAC também contempla a produção de itens essenciais como vacinas, radiofármacos, imunossupressores e Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). Atualmente, mais de 90% dos IFAs usados no Brasil são importados, evidenciando a importância de iniciativas voltadas para a autonomia produtiva e a segurança sanitária. 

Outro destaque da reunião foi o fortalecimento das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), que promovem a colaboração entre instituições públicas e empresas privadas na fabricação de medicamentos e tecnologias para o SUS. O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Complexo da Saúde, Carlos Gadelha, apresentou um balanço das PDPs e do PDIL. Ao todo, foram submetidos 322 projetos, sendo 147 para PDPs e 175 para PDIL, envolvendo 67 proponentes e 168 instituições parceiras. 

As PDPs são fundamentais para a produção de medicamentos oncológicos, vacinas e tratamentos para doenças negligenciadas, impulsionando a inovação e a expansão da capacidade tecnológica nacional. A reestruturação do GECEIS e a adoção de margens de preferência para produtos nacionais em compras públicas reforçam o compromisso do governo em promover o desenvolvimento sustentável da indústria de saúde. 

A adoção de margens de preferência para produtos nacionais em compras públicas, foi anunciada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e reforça o compromisso do governo em promover o desenvolvimento sustentável da indústria da saúde. 

Durante sua participação, o vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, ressaltou a necessidade de reduzir o déficit da balança comercial em saúde, o segundo maior do país. “Nosso grande desafio é reduzir o déficit da balança comercial em saúde. Hoje, o Brasil produz apenas 45% do que consome no setor. Com as medidas em andamento, queremos elevar esse número para 70%, fortalecendo a indústria nacional e garantindo o acesso da população a tratamentos de qualidade”, afirmou. 

Odilon Costa, presidente da ABIFINA, ressaltou: “Promover a produção nacional não é apenas uma questão econômica, mas social. Ao fortalecer a indústria brasileira, asseguramos que a população tenha acesso contínuo e eficiente aos tratamentos necessários, reduzindo a vulnerabilidade do SUS e promovendo a saúde como um direito de todos”. 

Nesse mesmo dia, foi realizada, na parte da tarde, uma reunião técnica com membros do GECEIS e do Fórum de Articulação com a Sociedade Civil (FAS), com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade civil e ampliar os resultados das discussões promovidas pelo GECEIS. Nesta oportunidade, Odilon Costa sugeriu à plenária que, em todas as reuniões do GECEIS, seja exposto um painel destacando o histórico positivo das PDPs vigentes, concluídas e com transferência de tecnologia realizada. “O resultado positivo precisa ser sempre enaltecido para converter os descrentes”, destacou Odilon.” 

Anterior

ABIFINA contribui para avanços no SisGen durante reunião do GT

Próxima

ABIFINA em evento de Boas Práticas Clínicas no registro de produtos veterinários

ABIFINA em evento de Boas Práticas Clínicas no registro de produtos veterinários