Grupos de Trabalho encerram discussões sobre os temas específicos a serem trabalhados e entram na segunda fase das atividades para definir os assuntos transversais 

Antonio Carlos Bezerra, presidente executivo da ABIFINA, participou no dia 15 de fevereiro de reunião do Fórum da Geração Ecológica, da Comissão do Meio Ambiente do Senado. O colegiado pretende conduzir o Brasil rumo a uma economia inovadora e sustentável.

A reunião marcou o encerramento da primeira parte das discussões dos Grupos de Trabalho (GTs) do Fórum, que trabalharam intensamente. 

Cada GT se debruça sobre um tema específico: bioeconomia; cidades sustentáveis; economia circular e indústria; energia e proteção, recuperação e uso da terra. Até agora, os GTs definiram a pauta das ações de cada eixo. 

O GT Economia Circular e Indústria, do qual a ABIFINA participa, apontou a necessidade de propostas para as finanças sustentáveis, focando em parâmetros de sustentabilidade, combinação de instrumentos financeiros e aspectos tributários. 

Também incluiu a discussão sobre as cadeias de valor na economia circular, que se desdobra em questões de pesquisa, desenvolvimento e inovação; cadeia de suprimento; ciclo de vida do produto e compras sustentáveis. 

No dia 23 de fevereiro, a ABIFINA participou da reunião do GT Economia Circular e Indústria, dentro da segunda fase dos trabalhos, iniciada este ano.

Próximos passos

A segunda fase foca no detalhamento dos assuntos transversais a todos os GTs: democracia e governança; transição justa para uma economia sustentável; mecanismos financeiros e segurança hídrica. 

Os resultados esperados são a definição do arcabouço legislativo que será tratado pelo Fórum; os subsídios para o debate no Congresso Nacional e a redução dos efeitos da crise climática e das desigualdades socioeconômicas no País. 

A economia circular é um conceito bastante discutido atualmente e trata de modelo com abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da regeneração, retenção ou adição de valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Anterior

ABIFINA participa de reunião da CEB

Próxima

ABIFINA integra GT sobre e-commerce de medicamentos

ABIFINA integra GT sobre e-commerce de medicamentos