
No dia 06 de janeiro, a ABIFINA participou da 1ª reunião do Comitê de Sustentabilidade e Transição Energética do Conselho Empresarial Brasil-China, do qual é membro. A reunião teve como tema central “Transição energética: hidrogênio, solar, eólica e armazenamento”, apresentado por Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.
A SPIC é uma empresa que investe na geração de energia segura, com foco em fontes renováveis e respeito às comunidades onde atua. Com ativos que totalizam aproximadamente 4 GW no Brasil, a companhia opera a Usina Hidrelétrica São Simão, localizada entre Minas Gerais e Goiás, dois parques eólicos na Paraíba — Millennium e Vale dos Ventos — e é acionista no maior complexo de gás natural da América Latina, o GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ). Também detém participação majoritária de 70% nos Complexos Solares Marangatu (PI), Panati (CE) e Luiz Gonzaga (PE), que somam uma capacidade instalada de 852 MWp.
No dia 21 de janeiro de 2026 haverá reunião conjunta dos Comitês Temático de Sustentabilidade e Transição Energética e de Cadeias Produtivas, Inovação e Transformação Digital, que terá como tema “Tecnologias verdes e oportunidades em biocombustíveis” e o especialista convidado será Jorge Arbache, Professor de Economia da Universidade de Brasília e membro do Comitê Consultivo do CEBC.
Pela ABIFINA participaram Andrey Freitas, presidente-executivo, Ana Claudia Oliveira, coordenadora da área biológica saúde humana e animal e coordenadora da área de propriedade intelectual e Fernanda Costa, coordenadora da cadeia química, relações governamentais e internacionais.
