Reunião CEBC Jan 2026

No dia 06 de janeiro, a ABIFINA participou da 1ª reunião do Comitê de Sustentabilidade e Transição Energética do Conselho Empresarial Brasil-China, do qual é membro. A reunião teve como tema central “Transição energética: hidrogênio, solar, eólica e armazenamento”, apresentado por Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.  

A SPIC é uma empresa que investe na geração de energia segura, com foco em fontes renováveis e respeito às comunidades onde atua. Com ativos que totalizam aproximadamente 4 GW no Brasil, a companhia opera a Usina Hidrelétrica São Simão, localizada entre Minas Gerais e Goiás, dois parques eólicos na Paraíba — Millennium e Vale dos Ventos — e é acionista no maior complexo de gás natural da América Latina, o GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ). Também detém participação majoritária de 70% nos Complexos Solares Marangatu (PI), Panati (CE) e Luiz Gonzaga (PE), que somam uma capacidade instalada de 852 MWp. 

No dia 21 de janeiro de 2026 haverá reunião conjunta dos Comitês Temático de Sustentabilidade e Transição Energética e de Cadeias Produtivas, Inovação e Transformação Digital, que terá como tema “Tecnologias verdes e oportunidades em biocombustíveis” e o especialista convidado será Jorge Arbache, Professor de Economia da Universidade de Brasília e membro do Comitê Consultivo do CEBC. 

Pela ABIFINA participaram Andrey Freitas, presidente-executivo, Ana Claudia Oliveira, coordenadora da área biológica saúde humana e animal e coordenadora da área de propriedade intelectual e Fernanda Costa, coordenadora da cadeia química, relações governamentais e internacionais.

Próxima

Ministério da Saúde publica nota informativa sobre critérios para apuração do custo da transferência de tecnologia nas PDPs 

Ministério da Saúde publica nota informativa sobre critérios para apuração do custo da transferência de tecnologia nas PDPs