Fernanda Costa, coordenadora de Comércio Exterior e Cadeia Química da entidade, acompanhou a reunião da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no último dia 8 de março, onde foram debatidos o cenário intra-Mercosul e perspectivas para presidência pro tempore do Paraguai (PPTP) no 1º semestre de 2022, além das prioridades em 2022 do Mercosul e do Brasil nas negociações extrarregionais, tais como o acordo com a União Europeia e os acordos com a Indonésia, Coreia do Sul e Cingapura, que ainda estão em fase de negociações.  

De acordo com representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e da Economia, a PPTP está realizando um trabalho de continuação dos temas que foram iniciados e/ou discutidos durante a presidência brasileira, como por exemplo, a revisão da Tarifa Externa Comum (TEC) e regras de origem. Há ainda a disposição para discussão da internalização do Protocolo de Compras Governamentais do Mercosul.  

Entre os diversos temas apresentados, está o setor de saúde e a recuperação pós pandemia, onde foi ressaltado o evento realizado pelo Foro do Mercosul, que debateu sobre regulação, politicas públicas, oportunidades e desafios para as indústrias farmoquímicas e farmacêuticas do bloco. Um ponto interessante trazido na reunião pelo governo foi quanto a possibilidade de ampliação do mecanismo de PDP para região. 

ABIFINA participa de reunião do Ministério da Saúde sobre PDPs
Anterior

ABIFINA participa de reunião do Ministério da Saúde sobre PDPs

Próxima

ABIFINA participa de reunião do Fórum da Geração Ecológica