O presidente-executivo da ABIFINA, Andrey Freitas, participou da mesa-redonda “Balanço dos Projetos do PDP e PDIL: construção, conquistas e desafios”, realizada em 26 de setembro, durante o II Congresso da ALFOB.

O debate reuniu lideranças do setor para avaliar avanços e perspectivas desses instrumentos estratégicos para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. A mesa foi composta por Andrey Freitas, pelo secretário-adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS), Eduardo Jorge Valadares, e por Igor Ferreira Bueno, diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde da SECTICS/MS. A moderação ficou a cargo de Djalma Dantas (Lafepe).
O presidente-executivo da ABIFINA destacou a importância de consolidar esses instrumentos como uma política industrial de Estado, evitando assim eventual descontinuidade da iniciativa em função de mudanças de governo. “Há projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que podem garantir a transformação dessas políticas públicas em políticas de Estado. É fundamental, pensando em termos de política industrial, que possamos ter essa segurança institucional, de modo a alavancar o investimento produtivo e garantir o acesso da população a produtos e serviços de saúde de qualidade e a custos sustentáveis para o SUS e para a saúde suplementar”, afirmou.