Print reunião GT M2C5 NIB

A ABIFINA marcou presença na 2ª Reunião do Subgrupo M2-C5 – Medicamentos e Princípios Ativos Biológicos, do Grupo de Trabalho Desafios de Adensamento das Cadeias, vinculado ao programa Nova Indústria Brasil (NIB). A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e visa estruturar um plano nacional de fortalecimento das cadeias produtivas de medicamentos e Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), tanto sintéticos quanto biológicos.

Realizada no dia 23 de junho, em formato híbrido e sob coordenação do secretário adjunto Luís Felipe Giesteira, a reunião marcou o início da construção dos planos de ação específicos, com base no mapeamento das cadeias produtivas e nas contribuições recebidas até o momento. A expectativa é que mais de 20 propostas componham esse plano, cuja aprovação está prevista para a terceira reunião do grupo, a ser realizada nos próximos dois meses. A implementação das ações deve ter início em 2026.

Três eixos principais nortearam os debates:

  • Medidas necessárias para destravar investimentos;
  • Principais desafios ao adensamento produtivo; e
  • Rotas tecnológicas para o desenvolvimento das cadeias.

Durante o encontro, foi apresentado o novo diretor da área de alta complexidade do MDIC, Adriano Ramos, que assumirá a condução das próximas etapas do GT. Entre os temas recorrentes nas discussões, destacaram-se a produção de IFAs, a regulação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e projetos de lei em tramitação com impacto direto sobre o setor.

Representando a ABIFINA, o presidente-executivo Andrey Freitas participou presencialmente e destacou os pontos de convergência com o Grupo de Trabalho de Bioeconomia, sugerindo a articulação entre os dois grupos para promover sinergias. As especialistas Marina Moreira e Fernanda Costa, da equipe técnica da ABIFINA, acompanharam a reunião de forma virtual. Também participaram representantes de outras entidades do setor saúde e de órgãos do governo federal que compõem o GT.

De forma complementar a essa reunião,  no dia 18 de junho, em agenda coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a Secretaria Adjunta do MDIC, representantes da ABIFINA, Abiquifi, Sindusfarma e Grupo FarmaBrasil apresentaram documento elaborado conjuntamente pela CNI e por essas entidades com propostas de ações para o Subgrupo M2-C5 – Medicamentos e Princípios Ativos Biológicos, do Grupo de Trabalho Desafios de Adensamento das Cadeias, vinculado ao programa Nova Indústria Brasil (NIB). O documento apresentado avança na consolidação e na priorização das ações, contribuindo decisivamente para o processo de construção de uma estratégia para incentivar o desenvolvimento da cadeia de saúde. 

 A iniciativa reforça o esforço conjunto das entidades em contribuir de forma qualificada para o adensamento da cadeia produtiva nacional.

Anterior

ABIFINA participa do 3º Workshop de Produtos Biológicos e Biossimilares da Anvisa

Próxima

Em seus 39 anos, ABIFINA reúne conselho para discutir rumos da indústria e entregar prêmio

Em seus 39 anos, ABIFINA reúne conselho para discutir rumos da indústria e entregar prêmio