Considerado como um dos setores da economia brasileira que mais cresce, o mercado farmacêutico vem se expandindo largamente nos últimos anos. O setor é responsável por 10% do emprego qualificado formal e corresponde a 9% do PIB nacional. Para debater questões de interesse do Complexo Industrial da Saúde (CIS), o V Fórum Nacional de Políticas sobre Medicamentos no Brasil Acesso e Inovação foi realizado no dia 7 de novembro, no Senado Federal, em Brasília.
O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, teve como tema principal a produção e ampliação ao acesso de medicamentos estratégicos e os desafios para o desenvolvimento e produção dos medicamentos considerados de alto valor agregado no Brasil. O Fórum reuniu diversos profissionais e representantes do setor produtivo, instituições de ciência e tecnologia, universidades, centros de pesquisa, entidades de classe, além de membros do Congresso Nacional. Entre os participantes, a ABIFINA esteve presente, representada pela trainee da área técnica, Marina Moreira.
Com o objetivo de ampliar os debates e espaços para o entendimento das políticas de medicamentos no País, o fórum identificou e apresentou propostas de encaminhamentos para contribuir para a transformação do Brasil num importante polo produtor e criador de medicamentos inovadores e estratégicos.
Entre os temas abordados, Jorge Raimundo, da Interfarma, apresentou o painel “O Mercado Farmacêutico no País” e Bruno Abreu, da CMED, o painel “Regulação Econômica do Mercado Farmacêutico”. Além disso, Thiago Moraes, do MCTI, palestrou no painel “Políticas de incentivos ao Desenvolvimento e a Produção de Medicamentos” e Tiago Farina, do Instituto Oncoguia, apresentou o tema “Direito Constitucional ao Acesso Universal a Medicamentos”.
(Fonte: ABIFINA com informações Instituto Brasileiro de Ação Responsável)