Encontro em São Paulo reuniu autoridades e especialistas para discutir avanços e desafios do Novo Processo de Importação (NPI)

Novo processo de importação 2025 (2)
Divulgação ABIFINA

No dia 27 de agosto, a ABIFINA marcou presença no evento “Novo Processo de Importação”, promovido pela Procomex em São Paulo, com apoio institucional da entidade. O encontro reuniu especialistas, autoridades públicas e representantes do setor produtivo para debater os avanços, desafios e perspectivas da modernização do comércio exterior brasileiro. 

A ABIFINA foi representada por Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais, que acompanhou os debates sobre temas estratégicos para os associados, com destaque para: 

✔ O cronograma oficial da obrigatoriedade da DUIMP (Declaração Única de Importação) 

✔ A integração tecnológica entre sistemas públicos e privados 

✔ O aprimoramento fiscal e as novas práticas associadas ao Catálogo de Produtos 

A abertura do evento contou com a participação de Márcia Meng, Superintendente da Receita Federal do Brasil na 8ª Região Fiscal, além de representantes de diversas instituições governamentais, como: 

– Igor Maia, Coordenador-Geral de Sistemas de Comércio Exterior – SECEX 

– Carlos Goulart, Secretário de Defesa Agropecuária – MAPA 

– Coronel Roberto Menezes de Oliveira, Chefe da Divisão de Autorização – DFPC 

– Elisa Boccia, Gerente de Controle Sanitário de Produtos – ANVISA 

– Francine Barbosa, Coordenadora da Área Química – MCTI 

– Gabriela Jordão, Chefe da Divisão de Controle – INMETRO 

Igor Maia, Adriana Ejchel (RFB) e Tiago Barbosa (Secex) apresentaram o cronograma de implementação e obrigatoriedade do Novo Processo de Importação. De acordo com Tiago, a partir de 6 de outubro, todos os órgãos anuentes estarão integrados ao Portal Único, com a possibilidade de realizar operações completas no novo sistema, embora esteja previsto um faseamento gradual da obrigatoriedade. 

No caso da Anvisa, o uso da DUIMP será optativo em um primeiro momento. Mônica Figueiredo, assessora da Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos (GCPAF), incentivou as empresas a aderirem voluntariamente ao novo processo, com a previsão de que em dezembro a DUIMP se torne obrigatória para uma categoria específica, preparando o setor para a obrigatoriedade ampla prevista para o primeiro semestre de 2026. 

A ABIFINA reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente regulatório eficiente, transparente e alinhado às necessidades da indústria nacional, especialmente no que se refere às cadeias produtivas de insumos estratégicos e à redução de entraves logísticos no comércio exterior. 

ABIFINA acompanha evento sobre novo processo de importação da ANVISA 
Anterior

ABIFINA acompanha evento sobre novo processo de importação da ANVISA 

Próxima

ABIFINA leva preocupações da indústria nacional ao MRE

ABIFINA leva preocupações da indústria nacional ao MRE