Dirigentes da ABIFINA e das empresas associadas, dos segmentos farmoquímico e farmacêutico, participaram de evento realizado em Brasília no dia 3 de abril, sob a coordenação dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

ABIFINA participa de evento para Reconstrução do GECEIS: a Saúde como Estratégia de Governo

Entre as ações anunciadas no evento, destaca-se a a reconstrução do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), incorporando a participação de representantes da sociedade científica, civil, gestores do SUS, sindicatos e empresários, conforme Decreto nº 11.464, publicado nessa mesma data (03/04).

A ABIFINA, que sempre defendeu a importância desse colegiado, desde a criação do então GECIS, em 2008, considera o momento um marco para o renascimento da cadeia produtiva farmacêutica nacional. “Com o novo modelo de atuação, mais participativo, temos a certeza de que teremos muito a contribuir com o novo GECEIS, com o compromisso de colaborar para o aprimoramento da regulação brasileira na área”, afirmou Antonio Carlos Bezerra, presidente Executivo da ABIFINA.

Para Marcus Soalheiro, presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, o evento demonstrou o compromisso programático do Governo com a Saúde, como estratégia de desenvolvimento e soberania para um País mais inclusivo.

Conforme anunciado, o governo federal pretende reduzir a dependência do Brasil em relação a importações de medicamentos, equipamentos, vacinas e outros produtos para a saúde, além de assegurar o acesso universal à Saúde. Espera-se que, em até dez anos, 70% das necessidades do SUS nesses materiais sejam supridas por produção nacional.

O setor de saúde, embora represente uma parcela significativa de 10% do PIB, está enfrentando um déficit comercial crescente, evidenciado pelo recorde de importações de US$ 20 bilhões. A pandemia de Covid-19 destacou ainda mais a importância estratégica deste setor para a reindustrialização do país e ressaltou sua fragilidade. É essencial que o Brasil busque maior autonomia na área da saúde, a fim de reduzir a vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir o acesso universal aos serviços de saúde.

Para viabilizar a expansão da produção nacional, o Ministério da Saúde articula uma ação interministerial e um amplo programa de investimentos voltados à inovação, tecnologia e ao desenvolvimento regional. A principal diretriz da nova política é aliar o crescimento econômico às demandas da Saúde Pública e questões sociais do país.

A ABIFINA saúda a iniciativa do governo federal e está confiante de que a reestruturação do GECEIS será um passo importante para a promoção do desenvolvimento do Brasil através da Saúde.

Leia mais no site do Ministério da Saúde, acesse: gov.br/saude.

ABIFINA se coloca à disposição da nova gestão para contribuir com a Rede Pró-IFA
Anterior

ABIFINA se coloca à disposição da nova gestão para contribuir com a Rede Pró-IFA

Próxima

Descubra tendências de tecnologia pelas patentes no INPI

Descubra tendências de tecnologia pelas patentes no INPI