A ABIFINA está participando da mobilização contra o vírus da zika. No dia 18 de janeiro, a entidade integrou um workshop para articular parcerias entre entes públicos e privados para transformar descobertas acadêmicas em produtos para a saúde. O evento foi organizado pelo Parque Tecnológico e o Polo de Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a Agência Rio Negócios e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
A reunião contou com virologistas, epidemiologistas, engenheiros de bioprocessos, médicos e bioquímicos. Pela ABIFINA, participou o vice-presidente Reinaldo Guimarães.
Na ocasião, foi anunciada a parceria firmada entre o Instituto Vital Brazil e a UFRJ para a produção de soro hiperimune para tratar mulheres em início de gravidez contaminadas pelo vírus. A expectativa é que o soro inative o vírus imediatamente após a aplicação, o que reduziria os casos de microcefalia. Foi também apresentada a existência de um fitocomplexo com atividade antiviral que passa por testes in vitro.