A XXIV Reunião do Comitê de Negociações Birregionais (CNB) do Acordo de Associação Mercosul-União Europeia foi realizada entre os dias 12 e 16 de março, em Bruxelas, Bélgica. A Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA), representada pela gerente da área química, Diva Arrepia, esteve em Bruxelas participando de eventos paralelos à reunião, para tratar das dificuldades e oportunidades para o setor de defensivos agrícolas relacionados a um possível acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
Além da ABIFINA, também representaram a delegação brasileira do setor de defensivos agrícolas a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag) e empresas do setor. O grupo participou da segunda reunião da Força Tarefa de Agroquímicos Brasil-União Européia, cuja agenda cobriu assuntos como a harmonização e atualização de critérios de aprovação do Regulamento Europeu 1107/2009 (que trata da colocação dos produtos agroquímicos no mercado); propriedade intelectual (dados proprietários) e o Regulamento LMR 396/2005 (relativo aos limites máximos de resíduos de pesticidas em alimentos).
A delegação também participou de uma reunião com a DG Sanco para discutir o regulamento europeu de defensivos agrícolas, e de outra com o adido agrícola do Brasil na União Europeia, Odilson Silva.
 
Dois encontros da delegação empresarial do Brasil com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos dias 13 e 16, tiveram por objetivo discutir aspectos relacionados às negociações entre os dois blocos. No dia 15, a delegação brasileira participou de encontro informal, promovido pelo Business Europe, entre os negociadores-chefes da União Europeia e do Mercosul, para debater a evolução do acordo de livre comércio entre os blocos. João Aguiar Machado representou o lado europeu e o ministro Ronaldo Costa Filho (Divisão de Negociações e Serviços do Ministério das Relações Exteriores), o brasileiro.

Anterior

Anvisa debate questões regulatórias na ABIFINA

Próxima

Dilma anunciará medidas para reativar produção da indústria, informa CNI