
A ABIFINA marcou presença no Seminário “Certificação de Boas Práticas na Distribuição e Fracionamento de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs)”, realizado pela Abiquifi no dia 13 de novembro de 2025, no Hotel Radisson Vila Olímpia, em São Paulo. O presidente-executivo Andrey Vilas Boas de Freitas participou como debatedor do painel Excelência em Qualidade na Certificação de Boas Práticas de Distribuição e Fracionamento de IFAs: Importância e Consequência – ANVISA e agências internacionais; ao lado de Rosana Mastellaro (Sindusfarma), Felipe Augusto Gomes. (GGFIS/Anvisa) e Marineis Jacob (Fagron).
Em sua participação, Andrey destacou o fato de que a adoção de certificação de Boas Práticas é importante não apenas pela adoção de parâmetros objetivos para atuação no setor – que garantem os princípios de segurança, qualidade e eficácia dos produtos comercializados – mas também pelo desenvolvimento de uma cultura de excelência em todas as etapas do processo de fabricação, distribuição e Fracionamento realizadas por todos os agentes envolvidos na produção e comercialização de medicamentos no Brasil. Essa racionalidade tem impactos positivos na organização de procedimentos, na qualificação de fornecedores, na formação de mão de obra, na escolha de canais de distribuição, no relacionamento com reguladores e conselhos profissionais. “É uma nova mentalidade, uma nova ética, um novo modo de atuação, que retira do mercado aqueles que não forem capazes de seguir tais parâmetros, garantindo o acesso da população brasileira a produtos de qualidade”, afirmou.
O encontro reuniu representantes do setor regulatório, indústria e especialistas para discutir os avanços recentes relacionados às boas práticas de distribuição e fracionamento, bem como os desafios para aprimorar a qualidade, rastreabilidade e conformidade dos IFAs utilizados no Brasil.
Ao longo da programação, foram abordados temas como certificações nacionais, referências internacionais, qualificação de fornecedores e perspectivas de evolução normativa.