A Funcação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu no dia 03 de julho a palestra “Química fina e biotecnologia: desafios e oportunidades”, que aconteceu na sede da fundação no Rio de Janeiro. O evento faz parte do 4º ciclo de debates do Sistema GESTEC-Nit e teve o objetivo de sensibilizar pesquisadores e gestores sobre a importância do desenvolvimento de produtos para atendimento da saúde pública brasileira. No evento, a ABIFINA foi representada pela gerente técnica Diva Arrepia.


Com mesa de abertura coordenada pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Ficoruz, Jorge Bermudez, foram abordados temas importantes como os gastos anuais do Governo em compras públicas, as 83 PDPs aprovadas, a necessidade de investimentos em prospecção tecnológica e a tentativa de se buscar o equilíbrio entre a inovação (propriedade industrial) e o acesso (saúde pública).
Alberto Mansur, presidente do Comitê de Planejamento Estratégico, vice-presidente do Comitê de Planejamento Operacional da Nortec Química elencou a Nortec Química como candidata a integrar a biotecnologia em síntese química. Ainda durante apresentação, Mansur destacou que a manutenção do IFA independente (empresa outsourcing) é que leva o equilíbrio ao mercado farmacêutico.


Já Daniel Duran, gerente sênior da Amgen do Brasil destacou a complexidade do processo de produção de produtos biológicos. Andrew Simpson, CEO da Orygen Biotecnologia, apontou as maiores dificuldades no controle de produtos biológicos em relação aos obtidos por via sintética e enfatizou a importância dos medicamentos biológicos, que tem o setor com maior crescimento no mundo.

Anterior

Edital SENAI SESI tem R$ 30,5 milhões para projetos inovadores

Próxima

Dilma quer acelerar negociações entre Mercosul e outros blocos econômicos