Odilon Costa, presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, marcou presença no importante seminário “Políticas Industriais no Brasil e no Mundo”, realizado em 06 de agosto, em Brasília. O evento, uma parceria entre o MDIC, BNDES e a CNI, focou em debater e disseminar informações sobre as prioridades para as políticas industriais, destacando a importância de uma indústria inovadora, digitalizada, produtiva, exportadora e ambientalmente sustentável para o Brasil.
A análise comparativa das políticas industriais globais e brasileiras evidenciou que o Brasil está alinhado com as tendências mundiais, mas com uma necessidade urgente de reafirmar o papel central da indústria no PIB nacional, gerando empregos locais e fomentando uma maior sinergia entre a inovação acadêmica e o setor industrial.
Durante o seminário, foram discutidas estratégias para estimular uma indústria resiliente e sustentável, fundamentais para superar os desafios futuros e fortalecer a cooperação entre os setores público e privado. Além disso, temas como a reforma tributária e seus impactos no crescimento industrial, o financiamento de políticas através de novos mecanismos como a Letra de Crédito do Desenvolvimento, e o papel das políticas verdes na transformação industrial foram amplamente abordados. Os debates também enfatizaram a importância de integrar a inovação e a tecnologia nos planos de desenvolvimento, destacando as oportunidades trazidas pela transição ecológica e pelo adensamento tecnológico das cadeias produtivas.
Para quem não pôde assistir ao evento ao vivo, a gravação está disponível no canal da CNI no YouTube. Confira no link: Assistir ao Seminário.
Além disso, a CNI lançou recentemente um filme em suas redes sociais que ilustra como a indústria brasileira é fundamental para o desenvolvimento e progresso do país. Este filme destaca o impacto abrangente da indústria em diversos setores da economia, criando um futuro mais promissor para o Brasil e para os brasileiros. Assista ao filme e junte-se à conversa usando a hashtag #IndústriaForte.
Fotos: Júlio César Silva