Presidente-executivo da ABIFINA se reúne com o Secretário de Assuntos Econômicos do MRE para tratar das medidas comerciais dos EUA e seus impactos no Brasil
Em 22 de agosto, o presidente-executivo da ABIFINA. Andrey Freitas, se reuniu com Embaixador Philip Fox-Drummond Gough, Secretário de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores em Brasília, para tratar das recentes questões comerciais envolvendo a relação Brasil-EUA, especialmente no que se refere às ações em curso no âmbito do debate referente a EUA USTR Seção 301.
Na ocasião, Andrey apresentou os principais pontos defendidos pela entidade em sua manifestação, vinculados essencialmente ao debate sobre propriedade intelectual e respeito aos limites definidos pela legislação brasileira que regulamenta o tema. Destaca-se, nesse sentido, a defesa incondicional da ABIFINA aos interesses da indústria nacional, combatendo as tentativas de justificar a introdução de mecanismos como Exclusividade de Pacotes de Dados (DPE) e Patent Term Adjustment (PTA) no ordenamento jurídico nacional, o que seria fortemente prejudicial aos interesses da indústria brasileira, por impactar negativamente o desenvolvimento tecnológico e a inovação nacionais. Também geram restrição da concorrência, dificuldade na difusão de inovações, elevação de custos às empresas e ampliação do tempo de entrada de novos produtos no mercado.
No encontro, o Embaixador se mostrou sensível a essas questões e reafirmou o compromisso do governo brasileiro com a defesa do interesse nacional.