Presidente-executivo da ABIFINA se reúne com o Secretário de Assuntos Econômicos do MRE para tratar das medidas comerciais dos EUA e seus impactos no Brasil 

Em 22 de agosto, o presidente-executivo da ABIFINA. Andrey Freitas, se reuniu com Embaixador Philip Fox-Drummond Gough, Secretário de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores em Brasília, para tratar das recentes questões comerciais envolvendo a relação Brasil-EUA, especialmente no que se refere às ações em curso no âmbito do debate referente a EUA USTR Seção 301. 

 Na ocasião, Andrey apresentou os principais pontos defendidos pela entidade em sua manifestação, vinculados essencialmente ao debate sobre propriedade intelectual e respeito aos limites definidos pela legislação brasileira que regulamenta o tema. Destaca-se, nesse sentido, a defesa incondicional da ABIFINA aos interesses da indústria nacional, combatendo as tentativas de justificar a introdução de mecanismos como Exclusividade de Pacotes de Dados (DPE) e Patent Term Adjustment (PTA) no ordenamento jurídico nacional, o que seria fortemente prejudicial aos interesses da indústria brasileira, por impactar negativamente o desenvolvimento tecnológico e a inovação nacionais. Também geram restrição da concorrência, dificuldade na difusão de inovações, elevação de custos às empresas e ampliação do tempo de entrada de novos produtos no mercado.

No encontro,  o Embaixador se mostrou sensível a essas questões e reafirmou o compromisso do governo brasileiro com a defesa do interesse nacional. 

ABIFINA participa de evento sobre modernização do comércio exterior promovido pela Procomex  
Anterior

ABIFINA participa de evento sobre modernização do comércio exterior promovido pela Procomex  

Próxima

ABIFINA participa do Seminário CRIS 2025 sobre produção local e equidade em saúde