A ABIFINA lançará este ano o Prêmio Alcebíades de Mendonça Athayde, que reconhecerá empresários, dirigentes públicos e personalidades com atuação marcante na indústria brasileira. Essa iniciativa proposta pela diretoria foi aprovada na última reunião do Conselho Administrativo, realizada no dia 22 de maio, no Rio de Janeiro. O nome do prêmio será uma homenagem ao empresário pioneiro na indústria da química fina, falecido em 2013, fundador da associada Libbs Farmacêutica, assim como foi um dos fundadores da ABIFINA.
A Libbs foi a única empresa a permanecer no quadro associativo da entidade durante seus 31 anos de atividade. O prêmio será entregue anualmente na reunião do Conselho Administrativo que ocorrer na data mais próxima à data de fundação da ABIFINA, realizada em 18 de junho de 1986.
Neste último encontro do Conselho, Jean Daniel Peter foi escolhido como o primeiro homenageado pelo prêmio, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cadeia de química fina no setor de princípios ativos e também pela sua atuação como presidente da ABIFINA entre 2010 e 2012. Por sugestão do presidente da entidade, Ogari Pacheco, a diretoria da ABIFINA decidiu homenagear também o empresário José Correia da Silva, que desempenhou atividades importantes no âmbito do complexo industrial da química fina nos anos 1980, tendo sido um dos criadores e o primeiro presidente da associação.