A Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um grupo de discussão on-line com o objetivo de tratar com representantes do setor produtivo temas relacionados ao enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus. Todas as sextas-feiras, as reuniões abordarão pleitos e esclarecerão dúvidas das empresas.

Julia Megid, diretora de Relações Institucionais da ABIFINA, representou a entidade na primeira reunião, realizada no dia 03 de abril. Akira Homma de Bio-Manguinhos, também participou. A segunda reunião ocorreu no dia 09.

A Segunda Diretoria informou ter recebido do Ministério da Saúde uma relação de medicamentos considerados essenciais neste momento. Além dos medicamentos listados, são considerados essenciais os antibióticos usados nas infecções respiratórias.

A Anvisa solicitou que as empresas informem se há necessidade de alguma ação regulatória para evitar o desabastecimento dos produtos listados.

A reunião tratou ainda de dúvidas sobre a ampliação do escopo da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 348/20 (normas extraordinárias para o registro de produtos relacionados à Covid-19), a importação de insumos iniciada antes da aprovação dessa norma, a importação de kits de diagnóstico para uso interno da empresa, estudos de estabilidade, produtos controlados, realização de controle de qualidade no Brasil de produtos importados e rotas de transporte.

 

Anterior

ABIFINA apresenta para governo estudo sobre patentes relacionadas à Covid-19

Próxima

Governo e sociedade discutem Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual