Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento é homenageado por atuar para fortalecer a indústria nacional

Foto: Júlio César Silva/MDIC

Comitiva liderada pelo presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, Odilon Costa, entregou pessoalmente ao vice-presidente da República Geraldo Alckmin, no dia 27 de agosto, em Brasília, o 8° Prêmio Alcebíades de Mendonça Athayde de Mérito Industrial. A escolha se deve à atuação de Alckmin para colocar a indústria no centro das políticas governamentais, especialmente na área da saúde, reconhecendo o valor estratégico do setor. Também ministro da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) desde 2023, ele lidera a atual política Nova Indústria Brasil (NIB).

Médico e professor universitário, Alckmin ingressou na política há 50 anos. Assumiu diversos cargos eletivos, como vereador e prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de São Paulo por quatro vezes, sendo o político que mais tempo permaneceu neste cargo. 

O anúncio de Alckmin como homenageado deste ano havia sido feito no dia 27 de junho durante a reunião do Conselho Administrativo que marcou os 38 anos da ABIFINA. O vice-presidente enviou uma mensagem para os participantes da cerimônia.

“É uma honra ser o agraciado da oitava edição do Prêmio Alcebíades de Mendonça Athayde de Mérito Industrial. Agradeço ao Conselho Administrativo da ABIFINA, na pessoa do seu presidente Odilon Costa, e renovo a disposição de continuarmos trabalhando juntos. Ao retomar o Regime Especial da Indústria Química (Reiq), o governo do presidente Lula melhorou as condições de competitividade deste setor. Em parceria, seguiremos atuando em prol do crescimento da indústria e do avanço do complexo industrial da química fina, biotecnologia e da saúde no Brasil. Que a ABIFINA continue se destacando como entidade promotora da inovação, eficiência e geração de empregos e renda”.

Geraldo Alckmin

O Prêmio Alcebíades de Mendonça Athayde de Mérito Industrial reconhece, desde 2017, empresários, dirigentes públicos e personalidades com atuação marcante na indústria brasileira. O prêmio leva o nome do criador da Libbs Farmacêutica, figura proeminente no complexo industrial da química fina no Brasil. Sua empresa foi uma das fundadoras da ABIFINA.

Durante a entrega do prêmio, Odilon Costa fez o anúncio formal ao ministro Alckmin e, em seguida, convidou Athayde Junior, filho do patrono e diretor executivo da Libbs, para realizar a entrega do troféu ao Ministro.

Estiveram presentes: pelo MDIC, o ministro Geraldo Alckmin e o secretário Uallace Moreira; pela ABIFINA, o presidente do Conselho Administrativo Odilon Costa (Cristália), acompanhado por Akira Homma (Bio-Manguinhos), Athayde Junior (Libbs), George Cassim (Libbs), Márcia Bueno (Libbs), Marcus Soalheiro (Nortec), Renata Araujo (Eurofarma), Roberto Altieri (Blau), Tatiana Sanjuan (Bio-Manguinhos) e Thais Clemente (Ourofino).

Fotos: Júlio César Silva/MDIC

Anterior

CEB realiza reunião para debater a agenda de negociações comerciais na América Latina 

Próxima

ABIFINA marca presença nos 20 anos do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) de Farmanguinhos/Fiocruz

ABIFINA marca presença nos 20 anos do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) de Farmanguinhos/Fiocruz