A ABIFINA tem novos dirigentes para o período de 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2024. Em votação unânime realizada durante a Assembleia Geral (AGO) no dia 31 de março, Marcus Soalheiro, da Nortec Química, foi eleito presidente da entidade. Também na AGO foi aprovada a prestação de contas anual.

No evento, Soalheiro expressou seus agradecimentos à gestão anterior, liderada por Sergio Frangioni e à equipe da ABIFINA responsável pelo processo eleitoral. O novo presidente falou ainda dos desafios para a nova gestão, cujo cargo assume pela primeira vez. “O melhor a fazer pela Associação é dar continuidade ao que ela vem fazendo nesse tempo todo e me espelhar e continuar o que o Dr. Nelson fez, e que nos inspira até hoje”.

Foi aprovada também a criação do cargo não eletivo de presidente de Honra da ABIFINA, que será ocupado por Nelson Brasil de Oliveira, em reconhecimento aos trabalhos realizados por ele ao longo dos 35 anos de existência da Associação. O cargo é um título honorífico dado a membros da entidade, que lutaram por sua existência ou marcaram sua trajetória, e que não ocupam mais cargos na diretoria executiva.

No auge dos seus 93 anos, Nelson Brasil agradeceu o reconhecimento. “Tenho a ABIFINA no sangue há muitos anos, desde a sua idealização e criação nos anos 1980. E hoje fico feliz em ver a sua continuidade administrativa e grande melhoria na qualidade da informação. Certamente eu aceito qualquer cargo honorífico dessa entidade que está no meu coração.”

A composição completa da nova gestão pode ser acessada aqui.

Relatório de gestão

A diretoria anterior encerrou sua gestão apresentando o relatório do biênio 2020-2022, que pode ser consultado aqui. Ao encerrar sua gestão, Frangioni lembrou que os resultados alcançados foram fruto de um trabalho coletivo. “Nossas conquistas não seriam possíveis sem o esforço das gestões anteriores e do trabalho de gente como Dr. Nelson Brasil e Ogari Pacheco. São mérito também da nossa equipe, que conta com gente capacitada e cujo trabalho técnico excepcional é constantemente reconhecido fora da ABIFINA”.

O presidente-executivo da ABIFINA, Antonio Carlos Bezerra, também celebrou os feitos da última diretoria. “E se hoje o panorama é de otimismo, o mérito é da ciência. É com ela, somada ao esforço das empresas associadas, que nós, da ABIFINA, trabalhamos todos os dias pelo fortalecimento da indústria da química fina sediada no País”.

Panorama da química fina

A AGO teve ainda uma apresentação do economista Gesner Oliveira. O pesquisador falou sobre o estudo coordenado por ele e encomendando pela ABIFINA que mapeou as tendências e as perspectivas para o Complexo Industrial da Química Fina. O objetivo é obter subsídios para que a entidade revise sua agenda estratégica voltada ao desenvolvimento do setor no Brasil.

Gesner destacou as principais conclusões do estudo e comentou sobre a oportunidade de trabalhar no projeto. “Foi uma grande satisfação interagir com a ABIFINA e muito estimulante do ponto de visita profissional e intelectual ter esse momento com um grupo tão seleto”.

Anterior

ABIFINA participa de Reunião Ordinária do CNCP

Próxima

Reunião virtual do Fórum Nacional da Indústria