No dia 6 de agosto, ocorreu em formato virtual a 1ª reunião entre representantes da ABIFINA e do APIC (Active Pharmaceutical Ingredient Committee). Acompanhados por suas equipes técnicas, os participantes desse encontro se apresentaram e forneceram uma visão geral de suas organizações. A ABIFINA se tornou oficialmente parceira do APIC, um fórum de produtores de APIs e intermediários na Europa, com foco em qualidade, Boas Práticas de Fabricação (GMP) e questões regulatórias em nível mundial.
Durante a reunião, discutiram os desafios enfrentados pelas agências reguladoras, enfatizou-se a importância da harmonização regulatória e da colaboração internacional. Os participantes comentaram que esta parceria será um momento potencial para cooperação e troca de informações, discutindo-se novas diretrizes e a possibilidade de trabalhar juntos em questões regulatórias.
Outro ponto destacado foi a participação na 27ª Conferência Anual de API da APIC, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, em Viena. Este evento, que é a principal conferência europeia sobre GMP e regulamentação de APIs, contará com palestrantes da EDQM, FDA, indústria e associações industriais. A conferência será realizada em formato híbrido, com palestras ao vivo em Viena e transmissão online, permitindo a participação tanto presencial quanto virtual. Durante a conferência, serão discutidas as últimas novidades em conformidade regulatória e práticas recomendadas no campo dos APIs, com atualizações de iniciativas e atividades das autoridades europeias e globais.
Marcus Soalheiro (1º vice-presidente da ABIFINA), Ana Claudia Oliveira (consultora de PI), Fernanda Costa (especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais) e Marina Moreira (especialista em Assuntos Regulatórios) representaram a ABIFINA. Pela Apic, participaram: Pieter Van Der Hoeven (CEFIC), Luisa Paulo Goncalves (presidente do APIC), Graça Mata, Ilaria Duo.