Reunião com o diretor-presidente Leandro Safatle marcou início de um diálogo permanente entre o setor produtivo e a Agência

A ABIFINA reuniu-se nesta quinta-feira (16/10) com o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, acompanhado de Patrícia Azevedo Chagas, assessora-chefe, e Eduardo Mulinari, assessor. Pela ABIFINA, participaram o presidente executivo Andrey Freitas, o presidente do Conselho Administrativo Odilon Costa, o primeiro vice-presidente Marcos Soalheiro e o diretor de Relações Governamentais George Cassim.
O encontro teve início com os cumprimentos do presidente do Conselho Administrativo, Odilon Costa, e do presidente executivo, Andrey Freitas, ao diretor-presidente da Anvisa pela rápida e efetiva resposta da Agência aos recentes casos de envenenamento por metanol. Andrey destacou a importância de Safatle ter se apresentado como a “cara institucional” da Agência diante da crise, fortalecendo a identificação da sociedade com a Anvisa e marcando o início de uma nova fase de gestão.
Durante a reunião, Leandro Safatle apresentou as principais prioridades da nova administração: reduzir as filas de registro e apoiar a inovação gerada no Brasil. Ele ressaltou que o compromisso com a redução das filas estará refletido em todas as ações da Agência — de curto, médio e longo prazos. Entre as medidas em curso, destacou:
- a alocação, ainda em 2025, dos 100 novos servidores destinados à Anvisa e de outros aprovados em concursos futuros, com foco nos setores ligados à análise e registro;
- o aporte de recursos voltados à normalização dos prazos;
- e o aperfeiçoamento de sistemas e procedimentos internos.
Safatle informou que, nas próximas semanas, será implementado um conjunto de medidas para dar início ao processo de normalização e redução das filas. Propôs, ainda, um diálogo aberto com a ABIFINA e com o setor produtivo para o aperfeiçoamento das ações, conciliando medidas emergenciais e estruturantes.
O presidente executivo da ABIFINA reafirmou o compromisso da entidade em manter um diálogo permanente e construtivo com a Agência, contribuindo para o aprimoramento das iniciativas.
Ao final, o diretor-presidente observou que a questão das filas representa a parte da agenda que “lida com o passado”, enquanto a inovação é o “olhar para o futuro”. Segundo ele, é inadmissível que a Anvisa seja um obstáculo ao desenvolvimento de novas tecnologias no país. Seu objetivo, afirmou, é deixar como legado uma Agência facilitadora da inovação e promotora do desenvolvimento nacional.