A ABIFINA e a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de incentivar a produção e divulgação de conhecimento científico em segmentos que compõem a cadeia farmacêutica e de biotecnologia, como insumos farmacêuticos ativos (IFAs), insumos farmacêuticos de origem vegetal (IFAVs), fitoterápicos, vacinas, medicamentos e biofármacos, além de temas transversais relevantes, como inovação e propriedade intelectual.
A parceria prevê a publicação de artigos científicos na Revista Facto ABIFINA e em outros canais institucionais, além da realização de eventos conjuntos, como seminários, workshops e simpósios. A iniciativa também contempla a participação da ABIFINA como parceira institucional do Prêmio de Inovação em Ciências Farmacêuticas – Prêmio Pio Corrêa, promovido pela ACFB.
A união entre as duas instituições reforça a importância da interação entre os setores acadêmico e industrial para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico em benefício da soberania sanitária nacional.
O acordo tem vigência inicial de 48 meses e abre espaço para novos projetos conjuntos com impacto relevante para a saúde pública e a inovação no Brasil.