A última semana foi marcada por intensas discussões dentro e fora da ABIFINA sobre a elaboração de diretrizes para a adequação do registro de medicamentos similares e novos, além do registro de potenciais genéricos e similares, assim como promover ações relacionadas à não comercialização de medicamentos de referência.
No dia 19 de março, o Comitê FARMO da ABIFINA reuniu seus associados pela terceira vez para fazer um levantamento dos problemas regulatórios percebidos pelos participantes que podem ser resolvidos diante da RDC 134/2003.
Esta reunião foi uma etapa preparatória para a ABIFINA se posicionar na primeira reunião do Grupo de Trabalho relacionado a medicamentos similares em adequação, ocorrida em 21 de março e criado em fevereiro pela Anvisa, no qual a ABIFINA participa. Os participantes elegeram como principais entraves a falta de regras claras quanto à adequação de produtos antigos, possíveis impactos econômicos, falta de segurança jurídica para aplicabilidade de regras novas em produtos já renovados, produtos registrados e não lançados que impedem novos registros, dentre outros temas.
As representantes da ABIFINA neste Grupo de Trabalho são Lizandra Chioman Pinca, do Laboratório Cristália e Marina Moreira, especialista em Assuntos Regulatórios da ABIFINA.