O Presidente Executivo da ABIFINA, Andrey Freitas, participou de reunião virtual do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), realizada em 20 de fevereiro, para discutir a proposta de Resolução 01/2025, que prioriza os setores de medicamentos, bebidas e alimentos. O encontro reuniu representantes de diversas entidades, que apresentaram propostas de inclusão na normativa. 

Durante a reunião, Andrey destacou a necessidade de incluir o setor de defensivos agrícolas na Resolução, reforçando a importância da medida para combater ilícitos nesse setor. Além disso, ele se posicionou contra a proposta da ABIMO de substituir a nomenclatura de cada segmento atendido pela norma (por exemplo, medicamentos, bebidas, alimentos, defensivos agrícolas, cosméticos, dispositivos médicos, dentre outros) por um termo genérico voltado à área da saúde, o que poderia levar a posteriores questionamentos sobre a inclusão ou não de determinado segmento no escopo da norma. Também sugeriu, para facilitar a fluidez do texto da Resolução, que a especificação dos produtos fosse mantida em um anexo, permitindo, dessa forma, que tal especificação fosse exaustiva. 

O debate também contou com a participação de Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria, que propôs a ampliação dos ilícitos previstos na Resolução para abranger, além da falsificação, práticas ilegais como contrabando e descaminho. A representante da ABRABE manifestou apoio à sugestão, reforçando a necessidade de ampliar o escopo da medida. Representantes do INPI, MDIC e BPG também apresentaram propostas para a redação dos artigos da Resolução, com foco no combate a diferentes modalidades de crimes contra a propriedade intelectual. 

Fernando Marini, consultor da ABIFINA para combate aos ilegais, acompanhou a reunião virtualmente.   

A participação ativa da ABIFINA reforça seu compromisso na defesa do setor de química fina e biotecnologia, garantindo que as regulamentações contemplem suas especificidades e contribuam para o combate ao mercado ilegal. 

ABIFINA retoma programa de visitas aos associados com agenda no Complexo Industrial do Cristália 
Anterior

ABIFINA retoma programa de visitas aos associados com agenda no Complexo Industrial do Cristália 

Próxima

ABIFINA participa de reunião sobre alterações tarifárias com o MDIC