A ABIFINA realizou nos dias 14 e 15 de setembro uma agenda de reuniões do setor de defensivos agrícolas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo principal foi apresentar a ABIFINA como entidade representativa do setor e atualizar a pauta de temas prioritários.

No Mapa, a entidade se reuniu com o diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas, André Carrapatoso Peralta. Os assuntos abordados foram priorização de registros, registro de clones, reavaliação agronômica de produtos para ferrugem-asiática da soja, e a utilização do Benzoato de Emamectina em emergências fitossanitárias.

Já com o diretor de Autorização e Registro Sanitários da Anvisa, Fernando Mendes, e a diretora adjunta, Meiruze Sousa Freitas, a ABIFINA tratou das recentes discussões do marco regulatório e das medidas transitórias da Consulta Pública nº 87 (critérios e exigências para avaliação toxicológica), além do procedimento de simplificação de registro para clones e do laudo laboratorial para formulados.

A agenda com o Ibama, por sua vez, foi debatida com a diretora de Qualidade Ambiental, Jacimara Guerra Machado, e a coordenadora-geral substituta de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas Substituta, Rafaela Maciel Rebelo. A pauta da reunião incluiu a reavaliação de ingredientes ativos, a recente consulta pública para avaliação de risco de agrotóxicos para abelhas e o procedimento de registro de produtos clones.

Participaram das reuniões pela ABIFINA João Lammel, vice-presidente Agro, Thais Clemente, diretora Agro, e Fernanda Costa, analista técnica.

VII SIPID DEBATE 20 ANOS DA LEI DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Anterior

VII SIPID DEBATE 20 ANOS DA LEI DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Próxima

ABIFINA debate submissão de genéricos com Anvisa