A ABIFINA realizou nos dias 14 e 15 de setembro uma agenda de reuniões do setor de defensivos agrícolas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo principal foi apresentar a ABIFINA como entidade representativa do setor e atualizar a pauta de temas prioritários.
No Mapa, a entidade se reuniu com o diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas, André Carrapatoso Peralta. Os assuntos abordados foram priorização de registros, registro de clones, reavaliação agronômica de produtos para ferrugem-asiática da soja, e a utilização do Benzoato de Emamectina em emergências fitossanitárias.
Já com o diretor de Autorização e Registro Sanitários da Anvisa, Fernando Mendes, e a diretora adjunta, Meiruze Sousa Freitas, a ABIFINA tratou das recentes discussões do marco regulatório e das medidas transitórias da Consulta Pública nº 87 (critérios e exigências para avaliação toxicológica), além do procedimento de simplificação de registro para clones e do laudo laboratorial para formulados.
A agenda com o Ibama, por sua vez, foi debatida com a diretora de Qualidade Ambiental, Jacimara Guerra Machado, e a coordenadora-geral substituta de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas Substituta, Rafaela Maciel Rebelo. A pauta da reunião incluiu a reavaliação de ingredientes ativos, a recente consulta pública para avaliação de risco de agrotóxicos para abelhas e o procedimento de registro de produtos clones.
Participaram das reuniões pela ABIFINA João Lammel, vice-presidente Agro, Thais Clemente, diretora Agro, e Fernanda Costa, analista técnica.