Marcus Soalheiro, 1o vice-presidente da ABIFINA participou da mesa de debates “A Base da Cadeia de IFA: A Importância da Competitividade para o CEIS” ocorrida no dia 6 de novembro no Rio Health Forum, que teve como tema global em 2024 a “Cooperação Competitiva para um Novo Complexo Econômico-Industrial da Saúde”.
O evento foi realizado entre os dias 6 e 7 de novembro no ExpoMag, no Rio de Janeiro, e foi inspirado no Fórum Econômico Mundial de Davos. Temas como governança, gestão, pesquisa e modelos assistenciais em saúde, foram debatidos entre setores público, privado e sociedade. Embora denominado Rio Health Forum, sua proposta não se limita ao Rio de Janeiro; trata-se de uma iniciativa de alcance regional e latino-americano, visando impulsionar a saúde em uma escala mais ampla, fortalecendo a articulação e colaboração na América Latina para enfrentar desafios comuns.
Na ocasião, Marcus Soalheiro falou sobre a dependência da cadeia químico-farmacêutica dos insumos importados para a produção de medicamentos no Brasil e a necessidade de melhorar o acesso da população à saúde. Ainda que o Brasil tenha uma indústria farmoquímica sofisticada, há uma grande dependência de intermediários de síntese, materiais de partida, solventes, equipamentos e reagentes que não são produzidos no País. Reduzir a dependência em uma parte da cadeia de produção pode apenas transferi-la para outra parcela da cadeia.
Para Soalheiro, o Brasil deve perseguir o ideal de ser um player internacional. Para isso, é necessário ter uma indústria químico-farmoquímica forte, diminuindo o custo de produção interna. A competitividade vem com desenvolvimento, prática produtiva e inovação, além de requerer políticas de Estado.
Também acompanharam este painel, Bruna Oliveira, Fernanda Costa e Marina Moreira, da área técnica da ABIFINA.
O Rio Health Forum é uma iniciativa do FIS, que também organizou o FISWeek, evento de Inovação, Empreendedorismo e Tendências da Saúde que acontece entre 6 e 8 de novembro no Rio de Janeiro. O evento conta com mais de 180 painéis, distribuídos em diversos palcos e lounges, e mais de 450 palestrantes. A equipe técnica da ABIFINA acompanhou diversos painéis no dia 6 de novembro, entre eles “Oportunidades com a Regulação da Pesquisa Clínica”, “Advocacy na Saúde: Construindo Relações Legítimas com o Poder Público”.