O 9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed) reuniu propostas para o setor durante sua programação, em agosto, na cidade de São Paulo. A mesa de abertura tratou da “Agenda de crescimento para o Brasil”. 

 

Lelio Maçaira, da Laborvida, participou da primeira plenária como representante da ABIFINA, discutindo o tema “Políticas de fomento, uso do poder de compras e encomendas: perspectivas diante do cenário econômico atual”. Esta mesa teve ainda entre seus participantes Reginaldo Arcuri (Grupo FarmaBrasil), Pedro Palmeira (BNDES), Francisca Aquino (Sebrae) e Marcus Simões (Ministério do Desenvolvimento).

 

Ana Claudia Oliveira, gerente técnica e de propriedade intelectual da ABIFINA, debateu, na Sessão Temática 1, as ações para a produção com insumos da biodiversidade brasileira. Esta mesa foi moderada por Maria Behrens (Farmanguinhos/Fiocruz) e teve também como debatedores o deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), Henry Novion (Ministério do Meio Ambiente), Benilson Barreto (Ministério da Saúde), Ricardo Dias (Centrofora), João Carlos Basílio (Abihpec) e Carlos Vitor (Aché). 

 

O ENIFarMed tratou ainda dos modelos de gestão para acelerar a inovação e a integração de políticas públicas para doenças negligenciadas; a biotecnologia e a intercambialidade para biossimilares; a internacionalização dos laboratórios farmacêuticos nacionais; e a prospecção de patentes em câncer. Nesta última mesa, Letícia Covesi (EMS) representou a ABIFINA como debatedora.

Anterior

Fiesp lança frente nacional contra o aumento de impostos

Próxima

Reuniões em Brasília analisam mudanças na legislação de PI