Veja os avanços recentes na agenda estratégica
A ABIFINA acredita que uma indústria de química fina sólida gera empregos, garante a independência do País em produtos estratégicos e promove o acesso da população a recursos de saúde.
Criada no Dia do Químico (18/06), a entidade completa 37 anos de atuação para estruturar e fortalecer o setor de química fina no Brasil. Agradecemos aos associados, parceiros e agentes públicos que seguem com a gente nesse trabalho de transformação.
As conquistas são muitas ao longo de nossa trajetória e destacamos as mais recentes a seguir.
Saúde
No âmbito do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), a entidade participou de avanços como a reinstalação do Grupo Executivo do CEIS no governo; a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP); o marco regulatório de insumos farmacêuticos; e o grupo de trabalho GT Farma do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
E a ABIFINA segue na agenda do incentivo ao CEIS com o Projeto de Fortalecimento do Setor Produtivo Farmacêutico Nacional, em parceria com outras entidades.
Inovação
A ABIFINA busca incentivos para que a inovação tecnológica seja constante na indústria de química fina. No campo das políticas públicas, contribuiu para a preservação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Em propriedade intelectual (PI), a entidade iniciou um movimento que culminou com o fim da extensão do prazo das patentes, determinado pelo Supremo Tribunal Federal em 2021.
A associação também oferece produtos e serviços em PI e trabalha contra a pirataria em produtos de química fina.
Comércio exterior
Mais recentemente, o capítulo de compras públicas no Acordo Mercosul – União Europeia tem sido debatido pela entidade.
Os temas prioritários nessa área são compras governamentais, propriedade intelectual, regras de origem, facilitação de comércio, acesso a mercados e defesa comercial.
Biodiversidade
A principal contribuição da ABIFINA nessa área foi na construção do Marco Legal da Biodiversidade (Lei 13.123/2015), que facilitou as pesquisas com nossos recursos naturais.
Depois, a ABIFINA apoiou a implantação do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), por meio de sugestões e treinamentos para profissionais da indústria.
Agroquímico
A ABIFINA trabalha em ações como o Plano Nacional de Defensivos Agrícolas. A proposta prevê estímulos para desenvolver a cadeia produtiva, uma vez que hoje mais de 80% dos insumos são importados.
A entidade também estimula a formação de recursos humanos especializados, o equilíbrio tributário em relação aos importados, a modernização das regras para registro e comercialização de produtos e a proteção de dados na indústria.