Reconhecimento destaca pesquisadoras da Fiocruz pela liderança em vacinas e terapias avançadas

20250917 ABIFINA XVI SIPID 112233 C0

Durante o Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (SIPID), no dia 17 de setembro, no Rio de Janeiro, o vice-presidente de Biotecnologia da ABIFINA e assessor científico de Bio-Manguinhos, Akira Homma, apresentou a 10ª edição do Prêmio Denis Borges Barbosa de Propriedade Intelectual e Interesse Público.

Concedido anualmente pela ABIFINA, o Prêmio é destinado a empresas, instituições ou personalidades que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento científico e à inovação no Brasil. O Prêmio homenageia Denis Borges Barbosa, renomado jurista e um dos maiores especialistas brasileiros na temática.

Nessa edição, o Prêmio foi para a gerente do Laboratório de Tecnologia Imunológica de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Ana Paula Dinis Ano Bom, e para a coordenadora da implantação de um hub regional de desenvolvimento e produção de produtos RNA na Vice-Diretoria de Inovação de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Patrícia Cristina da Costa Neves.

Na cerimônia, Akira Homma destacou a importância de reforçar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção em saúde no Brasil. Nesse sentido, ele afirmou que as duas pesquisadoras agraciadas representam “a vanguarda da ciência brasileira em vacinas e terapias gênicas avançadas”, simbolizando também o protagonismo das mulheres na área.

Responsáveis pela plataforma de vacinas por RNA mensageiro, Costa Neves e Ano Bom ressaltaram que o trabalho foi resultado de toda a equipe envolvida e do conhecimento acumulado na instituição. 

20250917 ABIFINA XVI SIPID 113148 C0
20250917 ABIFINA XVI SIPID 113052 C0

“Tenho certeza de que só conseguimos fazer o que fizemos por todo o conhecimento que existe dentro de Bio-Manguinhos em decorrência das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs)”, afirmou Costa Neves.

“Esse foi um esforço coletivo da Fiocruz e de Bio-Manguinhos, essa instituição da qual a gente se orgulha, pois usa a ciência para combater as injustiças sociais e também como ferramenta de soberania”, resumiu Ano Bom.

O momento da entrega do Prêmio, realizado após a conferência internacional do segundo dia, está disponível no canal da ABIFINA no YouTube (link abaixo).

Segundo dia do SIPID discute produção em saúde e cooperação no BRICS
Anterior

Segundo dia do SIPID discute produção em saúde e cooperação no BRICS

Próxima

Litigância e concorrência em PI marcam debate no XVI SIPID

Litigância e concorrência em PI marcam debate no XVI SIPID