A Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA ) se manifestou em relação à Consulta Pública n° 1.137, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que propõe alterações nas regras de bulas de medicamentos. A proposta visa modificar a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 47/2009, que trata da elaboração, harmonização, atualização e disponibilização de bulas para pacientes e profissionais de saúde.

A ABIFINA alerta para o tema do skinny label, que tem sido amplamente discutido, pois traz riscos à propriedade intelectual de medicamentos, ao vincular a patente concedida e o registro sanitário necessário para a comercialização do produto, um instrumento não existente no Brasil conhecido como linkage.

Apesar de a ABIFINA apoiar a proposta da Anvisa, a associação entende que o linkage é uma medida TRIPs-Plus, ou seja, vai além do que é exigido pelos Acordos sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), e poderia prejudicar a indústria de genéricos e similares caso seja implementada no Brasil, estabelecendo uma barreira adicional à entrada desses produtos no mercado.

A ABIFINA também destaca que a possibilidade de inclusão do linkage no arcabouço legal brasileiro poderá anular a flexibilidade de interesse para a saúde pública, conhecida como Exceção Bolar, prevista no artigo 43 VII da Lei de Propriedade Industrial (LPI), que permite a realização de testes e a obtenção de registro sanitário antes da expiração da patente do produto.

Diante desses riscos, a ABIFINA enviou suas contribuições à Consulta Pública n° 1.137/2022, declarando apoio à proposta de alteração feita pela ANVISA e reforçando a importância de monitorar as tentativas de inclusão de medidas TRIPs-Plus no Brasil.

Grupo técnico do GIPI conclui trabalho de revisão normativa sobre Propriedade Intelectual
Anterior

Grupo técnico do GIPI conclui trabalho de revisão normativa sobre Propriedade Intelectual

Próxima

ABIFINA participa de reunião do FNI/CNI para discutir Plano de Retomada da Indústria e reforma tributária