A ABIFINA participou do lançamento do Conselho Empresarial Brasil-Chile (Cebrachile), realizado em evento virtual promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Sociedade de Fomento Fabril (Sofofa) nesta quarta-feira (23/09).

A reunião contou com a presença dos ministros das Relações Exteriores do Chile, Andrés Allamand, e do Brasil, Ernesto Araújo.

Como parte da programação, Walker Lahmann, diretor de Comércio Exterior da ABIFINA, falou sobre as possibilidades de negócios entre os dois países na área farmacêutica.

Lahmann, que também é diretor executivo de Relações Institucionais & Novos Mercados da Eurofarma, registrou que a empresa está ampliando investimentos no Chile, como parte de sua integração produtiva na América Latina.

O gerente geral da empresa, Douglas Garcia, informou que a Eurofarma está presente no Chile há oito anos. A companhia trabalha na transferência de tecnologia para tornar a planta no país um hub para a América Latina, capaz de abastecer toda a região. Será a fábrica mais importante depois da brasileira.

No entanto, a lei que regula os fármacos no Chile traz insegurança para o setor, que é estratégico para o país, apontou Garcia.

Para tornar os negócios com o Chile mais atraentes, ele considera necessário que o país avance em dois pontos: nas boas práticas regulatórias e na descentralização do negócio, uma vez que se observa uma verticalização da produção que contribui para o controle dos preços e compromete a competitividade.

Fernanda Costa, coordenadora de Comércio Exterior e Cadeia Química da ABIFINA, acompanhou a plenária.

Anterior

Conheça a posição da ABIFINA sobre a Estratégia Nacional de PI

Próxima

ABIFINA participa de reunião sobre insumos agropecuários no Mapa